Caderno de Sábado

Marina Colasanti abre a Semana da Mulher

Escritora brasileira fará palestra na quarta-feira, dia 4, no Instituto Quindim, em Caxias

A artista plástica, jornalista, publicitária, ilustradora, autora e uma das vozes mais ressoantes do feminismo e questões de gênero, no Brasil, Marina Colasanti é a grande homenageada da programação “Entre a Espada e a Rosa”, promovida pelo Instituto de Leitura Quindim, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Dos dias 4 a 8 de março, mais de 30 mulheres de destaque em diferentes áreas irão refletir sobre a trajetória da mulher na história, suas lutas, conquistas e novos horizontes.

Marina fará a abertura da série de palestras, nesta quarta-feira, dia 4, a partir das 19h40min, com um bate-papo sobre “A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher”. Na conversa ela explica que  há sempre uma nova mulher em curso, fruto de séculos de feminismo e do movimento MeToo – iniciativa  de sororidade contra o assédio e agressão sexual, iniciada em 2017, que viralizou na internet. E de feminismo Marina entende.

Autora de mais de 70 livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor, fazem parte da trajetória de sucesso na luta pelos diretos das mulheres. Precursora em assuntos no universo feminino foi entrevistadora do programa “Sexo Indiscreto”, da TV Rio, na década de 70, assinou sessões das revistas Senhor, Fatos&Fotos, Ele e Ela, Fairplay, Manchete, Claudia, Joia e Nova, além de  ser cronista no Jornal do Brasil e Jornal Estado de Minas. Teve suas publicações editadas nos Estados Unidos, Costa Rica, Buenos, Aires, Inglaterra e Madri.

Para Marina, uma cidadã do mundo nascida em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia, que residiu em na Líbia e na Itália, antes de mudar com a família em 1948, para o Brasil, o empoderamento feminino é uma questão teórica e de política global. “Num mundo que se autoproclama democrático, a diferença por gêneros não é mais tolerável, o poder não pode estar majoritariamente em mãos masculinas”, ressalta.

Entre as dores atuais das mulheres brasileiras, que precisam continuar sendo discutidas, Marina lamenta que sejam as de sempre. “Violência, feminicídio, gravidez na adolescência, abandono masculino da família e dos filhos, falta de assistência de saúde- agora acrescidas pela sobrecarga de trabalhos, o profissional e o doméstico”, aponta.

Mas nem tudo é lamento. Conquistas femininas na sociedade, também podem ser observadas, com destaque para as mulheres negras. “A luta das mulheres nos dias de hoje inclui a diversidade. No Brasil estamos vendo, pela primeira vez, o movimento da mulher negra muito aguerrido”, conclui Marina.

A programação completa da “Entre a Espada e a Rosa”, do Instituto de Leitura Quindim, pode ser conferida na fanpage: https://bit.ly/32Bpmdr

Programe-se:

“A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher”, com Marina Colasanti

Data: 4 de março

Horários:
- 19h- Abertura da exposição “Marina, a moça tecelã” da escritora e artista plástica, Marina Colasanti
-19h30min - Contação de história “Como um colar” por Elaine Pasquali Cavion
- 19h40min - Palestra “A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher” com Marina Colasanti (Mediação de Flávia Vergani).
- 21h30min - Sessão de autográfos das obras de Marina Colasanti

Local: Instituto de Leitura Quindim (Rua Sinimbu, 1670 - 6º andar - Pátio Eberle - Caxias do Sul – RS)

Ingressos: A programação de todos os dias é gratuita, exceto a palestra com a Marina Colasanti, que terá ingresso de R$15.

Mais informações: institutodeleituraquindim@gmail.com  ou (54) 3025.2541

 - Frederico Mendes e Lívia Xavier/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário