Caderno de Sábado

22/11/2020 - 13:30

Literatura é tema de podcast do jornalista Ronaldo Bueno

Em episódios quinzenais, o jornalista Ronaldo Bueno apresentará autores, trará curiosidades sobre livros e contextualizará obras.

Com estreia na próxima semana, “Atraverso” terá episódios inéditos publicados quinzenalmente, às terças-feiras

Fazer uma jornada entre histórias, autores e personagens. É com esse propósito que o jornalista Ronaldo Bueno, 26 anos, lança no próximo dia 24 o Atraverso, podcast sobre literatura que pretende oferecer aos ouvintes uma espécie de curadoria, apresentando escritores, trazendo curiosidades sobre livros, contextualizando obras e proporcionando leituras alternativas sobre histórias já conhecidas. Os episódios serão disponibilizados quinzenalmente, nas terças-feiras, às 18h, nos principais agregadores de streaming, e reprisados pela Rádio Pinguim (www.radiopinguim.com.br) nas terças, às 20h, quintas, às 21h, e sábados, às 13h.

“Os índices de leitura no país pioraram nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, de 2016 para cá, perdemos 4,6 milhões de leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Ao mesmo tempo, a procura por clubes de leitura tem crescido bastante. Existe uma demanda por curadoria na hora de escolher os livros. As pessoas querem saber por onde começar, que autores precisam ler, se compram best-sellers ou livros aclamados pela crítica. É neste sentido que um podcast pode ajudar tanto os leitores mais experientes quanto os que buscam criar ou retomar o hábito da leitura”, salienta Bueno, ouvinte assíduo de podcasts de gêneros variados há alguns anos.

Debruçado sobre o projeto desde abril em todas as suas fases, do planejamento até os últimos preparativos para o lançamento, o apresentador adianta que os episódios seguirão um perfil narrativo, recorrendo a técnicas tipicamente jornalísticas, como apuração de informações, entrevistas, descrição e contextualização. Cada programa terá uma pauta e uma estrutura narrativa pensadas especialmente para o assunto abordado.

No episódio de estreia, Bueno recebe o pernambucano Marcelino Freire, com quem conversa sobre a linguagem das ruas na literatura. “O Marcelino é um autor que me conquistou logo nas primeiras linhas de Rasif: mar que arrebenta (2008). Ele tem uma escrita que nos provoca a sair das bolhas em que estamos para olhar o que está acontecendo ao nosso redor, à margem da sociedade. O texto do Marcelino é como um grito abafado, que precisa ser ouvido. E tudo isso com uma narrativa fluída, com marcas de oralidade, personagens que saltam das páginas. É uma literatura necessária, sobretudo nos tempos bicudos em que vivemos. ”

Marcadores colecionáveis

O Atraverso tem apoio cultural da Do Arco da Velha Livraria e Café. Na semana de lançamento do podcast, de 23 a 28 de novembro, quem adquirir livros na loja física (Rua Dr. Montaury, 1570 - Centro, Caxias do Sul - RS) ou por meio do site www.doarcodavelha.com.br ganhará um marcador de página colecionável do podcast. Neste primeiro momento, são três modelos, assinados pelo designer Gabriel Radaelli. Novas estampas serão lançadas nos próximos meses. A coleção completa conta com 11 marcadores diferentes.

As redes sociais do podcast já estão em funcionamento. Além dos perfis oficiais no Instagram e no Facebook @atraversopodcast, o público poderá interagir enviando comentários ou sugestões de temas pelo e-mail atraversopodcast@gmail.com.

Por

Compartilhe esta notícia:
Em episódios quinzenais, o jornalista Ronaldo Bueno apresentará autores, trará curiosidades sobre livros e contextualizará obras. - Diogo Sallaberry/ Divulgação

Outras Notícias:

Nenhum Comentário

Deixe o Seu Comentário

Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados por Jornal O Florense.