Caderno de Sábado

20/10/2020 - 17:00

Jonas Piccoli resgata o aspecto inventivo da infância com ‘O Aviador de Sonhos'

Livro será lançado nesta quinta-feira, dia 22, através de uma live

Nome já consolidado no cenário cultural caxiense, Jonas Piccoli agora alça novo vôo, literalmente. Aos 42 anos, traz a público ‘O Aviador de Sonhos’, livro infantojuvenil que será lançado nesta quinta-feira, dia 22, por meio de uma live cheia de surpresas diretamente do Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do grupo teatral Ueba Produtos Notáveis. O livro estará à venda no site www.grupoueba.com.br a R$ 29,90. Haverá sessão de autógrafos no formato drive-in no domingo, dia 25, às 16h, no Moinho da Cascata, em respeito aos protocolos de cuidados da pandemia

Ator, escritor e dramaturgo, Jonas considera ‘O Aviador de Sonhos’ uma das obras mais emblemáticas entre seus outros cinco títulos já publicados. “Precisei de mais maturidade para escrevê-la. É uma obra sensível para mim, toca pontos que mudaram minha vida”, revela. O desafio estava em falar do belo e do lúdico na vida de uma criança inventiva nas suas brincadeiras e, ao mesmo tempo, tratar de um assunto caro, baseado em um fato real, que foi enfrentar, em tenra idade, a perda do irmão mais velho. O ator cumpriu o desafio com enfático louvor ao criar um texto leve e divertido sobre o entendimento da vida, enriquecido pelo traço animado e colorido do ilustrador Fredy Varela.

‘O Aviador de Sonhos’ tem no personagem Tisiu seu fio condutor. É uma criança que busca sempre uma forma criativa de superar as barreiras. A partir da amizade que faz com um vizinho, Tisiu ensina ao novo amigo a sua forma de brincar e ver o mundo, dando asas à imaginação. Por exemplo, uma simples colcha velha, apoiada em duas cadeiras, transformava-se em um poço de areia movediça, a mesa de centro da sala fazia as vezes de navio pirata, enquanto uma cadeira colocada na horizontal tornava-se um “avião superpotente”, que usa sonhos e brincadeiras como combustível, mantendo vivos a memória e o sonho de seu irmão. “Falo da imaginação e da amizade, mas penso que o livro possa abrir o diálogo com a criança de forma bastante lúdica para se falar da perda de um ente querido, e o quanto uma amizade pode ser benéfica no enfrentamento de um momento difícil”, destaca Jonas.

A live de lançamento terá esquetes teatrais de trechos do livro que, em breve, aterrissa nos palcos. “Quando comecei a escrevê-lo, automaticamente já imaginei uma peça, porém de caráter mais intimista em relação aos demais espetáculos do Ueba. Para mim, a literatura complementa o teatro e vice-versa, um se equilibra no outro”, acredita o ator, que já encenou mais 50 textos dramatúrgicos.

O livro tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul por meio do apoio cultural da Racon Consórcios e Instituto Elizabetha Randon. A parceria cultural é da RBS TV e Fátima Saúde.

Por

Compartilhe esta notícia:
 -  Schiavo Fotografia

Outras Notícias:

Nenhum Comentário

Deixe o Seu Comentário

Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados por Jornal O Florense.