Iniciam as gravações do Astro 2019
Quinze filmes, produzidos pelos alunos do Ensino Médio da Escola São Rafael, estão em produção
Com o slogan ‘Astro 2019: aprendizados, momentos e história’, o Festival de Cinema Estudantil, evento cultural e artístico criado pelo Grêmio Estudantil da Escola São Rafael, já iniciou as gravações dos 15 filmes que estarão disputando os astritos em 20 categorias – duas turmas gravam a cada final de semana. A seleção dos curtas metragens foi realizada pela equipe do Curso de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a coordenação do professor Álvaro Benevenuto Jr.
Conforme os diretores dos filmes, muita ansiedade toma conta de todos os alunos. Para as jovens Luiza Ascari Lazzari e Mathyna Fachin, 15 anos, que estão no primeiro ano, o Astro é uma grande expectativa. “Já gravamos nosso filme e pensávamos que era bem mais fácil e menos estressante. É bem difícil lidar com as pessoas, e como somos diretoras tudo acaba caindo sobre nós”, revelam. Já para quem é mais experiente no assunto, as filmagens são mais tranquilas. “Tudo que deu de errado nos outros anos virou experiência e acertamos nesse. Ao vermos nossos primeiros filmes, com certeza hoje faríamos bem diferente”, relatam Samoel da Silva e Gustavo Giachelin, 17 anos, que estão no terceiro ano de gravação do Festival.
O coordenador do projeto, Rodrigo Schiavenin, enfatiza que os alunos estão trabalhando em prol da cultura, mesmo que a cada ano as dificuldades em conseguir patrocínio aumentem. “Vemos um empenho muito grande por parte de toda a comunidade escolar. E cada ano os filmes estão melhores. Mas estamos com dificuldades na parte financeira. As empresas e o comércio não estão auxiliando tanto, e para que consigamos realizar o projeto é preciso dinheiro para o transporte, alimentação, edição dos filmes”, afirma Schiavenin. Os diretores também concordam com o professor. “Queremos chegar a perfeição e, para isso, é preciso recursos”, enfatizam.
Para eles, estar entre os 24 roteiros selecionados já é uma vitória, mas agora estão em busca dos astritos. “Precisamos sempre manter a qualidade e procurar melhorar a cada ano”, contam Samoel e Gustavo.
As datas de gravações dos filmes seguem até o dia 7 de junho. No dia 3 de agosto, os filmes passarão pelo crivo dos jurados e nos dias 14, 15 e 16 de agosto ocorrem as exibições no salão paroquial. A festa de premiação ocorrerá no dia 31 de agosto, no Clube Independente.
Os curtas-metragens concorrem nas categorias: filme, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro, cinegrafista, participação especial feminina, participação especial masculina, vilão, par romântico, produção, trilha sonora, organização, cartaz, filme pop, figurino, melhor cena, fotografia e maquiagem.
Filmes selecionados:
Turma 101 – Eternidade
Turma 103 – Um brinde à Vingança
Turma 104 – Decorrências
Turma 106 – Não Pense que Acabou
Turma 201 – A Última Visita
Turma 203 – A Última Rosa
Turma 204 – Ambição
Turma 205 – Conexões
Turma 207 – Fiamma
Turma 301 – Imparcial
Turma 302 – Ma Chérie
Turma 303 – Senza Soldi 3: Que Tchavada
Turma 304 – Sangue de Poeta
Turma 305 – Entre a Lua e a Espada
Turma 307 – Deserção
0 Comentários