Caderno de Sábado

Empatia através de linhas e agulhas

Ações solidárias estão ganhando força no município

A quarentena está aflorando em muitas pessoas a empatia com o próximo. E nada melhor do que divulgarmos essas boas ações e, quem sabe, incentivar outras pessoas. 
A professora aposentada Laurita Pozzi Cavagnoli, 75 anos, começou a tricotar toucas com lã, com a finalidade de doar para os idosos do Lar da Velhice. “Quando fiz 35 toucas terminou a lã nova que tinha, então, procurei alternativas. Fui reaproveitando peças em bom estado e fiz mais toucas”, conta Laurita. E o sentimento é de gratidão. “Eu me senti muito recompensada em poder ajudar os que necessitam e me imaginei no lugar deles, sem o carinho da família”, declara.
E esse gesto de bondade já está inspirando outras pessoas, como a costureira Rita Lourdes Pelegrin Giotti, 59 anos, que está confeccionando as mantas para os idosos. “A ideia surgiu através da ação solidária da Laurita. Pensei que em virtude da quarentena poderia ocupar o tempo com gestos de amor”, conta.
Já Laurita, nunca imaginou que poderia servir de exemplo para alguém. “Simplesmente surgiu a ideia e fui fazendo. Mas é bom saber que outras pessoas irão ajudar a aquecer estas pessoas”, revela a aposentada que iniciou a tricotar com 10 anos. “Quem me ensinou foi a falecida Dona Diva, mãe da Fabi Lavoratti. Sou grata à ela até hoje, pois o tricô está me ajudando a aliviar minhas apreensões durante esta pandemia”, finaliza.
Para a filha de Laurita, Tatiana Cavagnolli, a mãe é exemplo. “Ela desmanchou todos os blusões de lã que não usávamos mais e reaproveitou a lã para tricotar. E ela faz com muito amor. Fiquei bastante surpresa quando ela me falou das toucas e da boa ação”, relata. 
Para Rita, a empatia é um sentimento lindo, “e no meio de tantas notícias desagradáveis que diariamente presenciamos, são atos de solidariedade como este que fazem um mundo com pessoas melhores”, declara. 
E você também pode se inspirar nesses atos solidários e cheios de carinho. Que tal fazer uma boa ação hoje?

 

Casaquinhos para crianças

A artesã florense Luciane Agra, 39 anos, também está realizando uma ação do bem, mas com crianças. Ela tem à disposição casaquinhos de lã, feitos à mão, para crianças recém-nascidas até dois anos. “A ideia surgiu com minhas tias que faziam casaquinhos de lã para doar a entidades onde elas residem, em Nova Prata. Um dia fui visitar elas e me encantei com a quantidade e a delicadeza de cada peça que produziam. Então resolvi ajudar. Pedi nas redes sociais quem poderia doar lã que não usasse mais e me surpreendi com a quantidade de pessoas que doaram”, relembra Luciane, destacando que o pedido aconteceu ainda no ano passado. A lã virou lindos casaquinhos que agora estão à disposição da comunidade de Flores da Cunha. “A minha intenção era apenas arrecadar a lã para elas, que fazem esse trabalho com tanto carinho. Mas para aumentar ainda mais a minha admiração, elas vieram trazer pessoalmente na minha casa, pois faziam questão de que fossem doados aqui, na cidade onde teve tanta gente generosa que doou os fios”, revela. 
Para quem tem crianças ou conhece alguém que precise, pode entrar em contato pelo fone (54) 9.9984.6764.

Laurita doou 70 toucas de lã para o Lar da Velhice. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário