Caderno de Sábado

Crochê sustentável

A arte do trabalho manual em peças únicas

O artesanato está encravado na cultura italiana. Desde as dressas com palha de milho, até o macramê, crochê e tricô que permanecem até hoje, passados de geração para geração. 
Mas, para estudante de fisioterapia Pâmela Cargnin Sklar, 22 anos, o aprendizado veio da internet. “Inicialmente fiz um curso de um mês de aulas de crochê aqui em Flores mesmo, mas a maioria das coisas aprendi vendo vídeos no Youtube”, declara a jovem que produz peças únicas através de fio de malha. “Sempre admirei trabalhos manuais. Acompanho muitas mulheres que produzem artes maravilhosas, aí veio a ideia de criar também e deu super certo”, revela Pâmela. A empreendedora criou em outubro de 2019 a empresa Girassol Art, e produz cachepôs, bolsas, mateiras, capas para bancos, almofadas, cestos, luminárias em macramê, suportes para plantas, entre outros. “Na maioria das vezes, o cliente vem com ideias e a gente cria juntos”, destaca.
A jovem realiza pedidos apenas sob encomenda, mas não descarta num futuro próximo o crescimento dos negócios. “O material utilizado é moderno e sustentável, pois todos os produtos são feitos através do fio de malha, tecidos que seriam descartados pela indústria têxtil. Agora eles são reciclados, tendo a oportunidade de serem lindamente transformados por mãos de artesãs”. Além de serem peças únicas, Pâmela enfatiza que também são únicas de energia, já que são confeccionadas com muita dedicação e carinho. “O futuro é feito à mão”, declara. 
“Todos os pedidos eu mesma entrego em mãos para cada cliente. Gosto de explicar sobre a peça e sobre os cuidados que devem ter, e gosto, mais ainda, de ver a reação delas ao receberem o produto que foi feito com tanto amor”, finaliza.
Para quem ainda não conhece o trabalho da Girassol Art, é só seguir a página no Instagram @girassoll.art. Lá você também pode conversar com a Pâmela e fazer seus pedidos.

A jovem Pâmela Cargnin Sklar produz artesanatos com fio de malha.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário