Caderno de Sábado

CD da Orquestra da UCS no Spotify

Lançado em 2014, material pode ser agora apreciado no serviço de streaming

As músicas do primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS - hoje UCS Orquestra -, lançado em 2014, agora podem ser apreciadas por meio do serviço de streaming musical Spotify. Em uma espécie de fotografia auditiva, a gravação registra o momento artístico que o grupo vivenciava, marcada por uma abertura emblemática de repertório sinfônico, com a inclusão de uma obra brasileira e a participação da pianista Olinda Allessandrini como solista.

As gravações foram realizadas no auditório do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul, e no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, com captação de áudio de Alexandre Ostrovski Jr., da AtmosFERA Produções.

O CD é composto por três obras, de distintos períodos da história da música, que exigiram grande versatilidade e qualidade, contribuindo significativamente para o progresso da Orquestra. Encabeça a gravação a abertura da Ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, obra do período clássico e muito conhecida do público. Segue-se o Concerto em Lá Menor, do compositor norueguês Edvard Grieg, sugestão da solista Olinda Allessandrini, por considerá-la uma belíssima obra que marcou sua carreira. Como produção sinfônica brasileira, foi eleita a Sinfonietta Prima, de Ernani Aguiar, em três movimentos, o que resultou em uma de suas únicas gravações existentes no mundo.

A UCS Orquestra também prepara a inserção do segundo CD, gravado em 2017, na plataforma.

 

Repertório
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Abertura da Ópera “Don Giovanni” K. 527
1. Andante – Molto Allegro

– Edvard Grieg (1843-1907)
Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, OP. 16
2. Allegro molto moderato
3. Adagio
4. Allegro moderato molto e marcato
Quasi presto – Andante maestoso
Solista: Olinda Allessandrini – Piano

– Ernani Aguiar (1950-)
Sinfonietta Prima
5. Allegro con brio – Un poco meno mosso
Con brio
6. Lento assai (arrastado) Marcha-rancho
Vivace (Tempo de Cabocolinhos)
Tempo I
7. Vivace

 - Agência Centro/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário