Caderno de Sábado

Caxias do Sul ganha espaço cultural no Pátio Eberle

Exposição Caminho Histórico Pátio Eberle conta, por meio de painéis fotográficos, a trajetória do prédio e sua relação com a comunidade

A área central de Caxias do Sul ganha a partir deste mês um novo espaço cultural e de convivência com a inauguração do Caminho Histórico Pátio Eberle. Trata-se de uma exposição permanente de painéis fotográficos que rememoram, de forma didática e autoexplicativa, a trajetória da quadra que sediou a antiga Metalúrgica Abramo Eberle e sua relação com a cidade e a comunidade. O novo espaço localiza-se no interior do estacionamento do Pátio Eberle e pode ser acessado pelas ruas Sinimbu, Os 18 do Forte e Borges de Medeiros. O estacionamento fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, nos sábados, das 7h às 20h, e nos domingos de dezembro (dias 6,13 e 20) das 12h às 20h.

Os 15 painéis do Caminho Histórico são divididos em décadas e, por meio de uma linha do tempo, traçam recortes de momentos do empreendimento com a cidade que o acolheu. “O que nos motivou no processo de revitalização do Pátio Eberle e na construção do Caminho Histórico foi a permanência do legado deste local como agente transformador para Caxias do Sul e sua população. A ideia é promover um reencontro entre as pessoas e o espaço de trabalho que moldou toda uma cidade e um povo, mantendo viva sua a memória coletiva e cultural. Além de proporcionar a permanência para as gerações futuras de um bem que faz parte da história da cidade”, destaca Gilberto Caberlon, da GCI Investimentos, proprietária do prédio e responsável pela sua revitalização, iniciada em 2014.   

A curadoria do projeto resulta de uma pesquisa histórica realizada pelo jornalista Rodrigo Lopes, que explica: “A seleção fotográfica destacou o prédio por etapas, sua evolução, o que foi surgindo, década por década. Vale ressaltar que o edifício foi testemunha de vários acontecimentos importantes da cidade ao longo do século 20. As imagens, garimpadas em acervos familiares e junto ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, destacam isso. Quando foi totalmente concluído, no início dos anos 1950, o edifício da Sinimbu era o primeiro arranha-céu de Caxias. Tudo era visto e fotografado a partir daquele terraço”. Lopes observa que o trabalho buscou destacar a importância do prédio no contexto econômico-social da cidade, desde o início do século 20, com as edificações em madeira, até a chegada do moderno edifício em alvenaria, na década de 1940. “Trata-se de um símbolo do Centro, um ponto de referência da cidade, um lugar que remete a várias lembranças. Agora, com a chegada do Pátio Eberle, uma nova história começa a ser escrita, com novos serviços, novos públicos e protagonistas. É um lugar que merece ser descoberto e redescoberto pela população de Caxias”, convida o jornalista.

A concepção do Caminho Histórico, feita de acordo com a arquitetura Art Déco do prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 2006, foi projetada pelo Studio MDA. O projeto gráfico ficou a cargo da Túnel, agência caxiense que também resgatou detalhes históricos da metalúrgica local para inspirar e desenvolver o conceito criativo que a iniciativa merece.

Atualmente, o prédio sedia de forma harmoniosa várias opções de comércio, serviços, ensino, áreas corporativas, espaços para eventos e estacionamento para 300 vagas, contribuindo para a economia da cidade girar. “O Pátio Eberle acredita muito no modelo de parceria que incentiva o comércio local, apoia a cultura em todas as suas formas (como o Instituto Quindim, biblioteca com mais de 6 mil livros, que ocupa o espaço onde era o Salão Nobre da metalúrgica), traz novos visitantes e amplia a visibilidade do nosso empreendimento e de todos que o compõem”, comenta o executivo da GCI Investimentos, João Luiz Michelin.

 - Eduardo Mangoni/ Divulgação  - Eduardo Mangoni/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário