Caderno de Sábado

Artesã de corpo e alma

Conheça a história e o trabalho da florense Deise Leal

A cultura do artesanato que é muito enraizada na tradição italiana está se tornando, além de uma ocupação para a mente, a fonte de renda de muitas mulheres florenses. Esse é o caso da jovem Deise Cristina Leal, 28 anos, artesã, designer em feltro e artista plástica. 
Hoje, vivendo apenas do seu trabalho como artesã, Deise conta que desde crianças viu que tinha habilidades para trabalhos manuais e, principalmente, muita curiosidade. “Adorava os programas com passo a passo que tinham na TV”, revela. Mas, desde pequena, sua maior paixão era desenhar e pintar. “Lembro que pintava os panos de prato para minha mãe, que fazia os barrados de crochê”, diz. Assim, Deise conheceu a pintura em tela, com tinta e óleo, e com o passar do tempo começou até a dar aulas particulares da técnica. 
Mas, foi com 19 anos, em 2012, que Deise teve sua primeira encomenda de artesanato em feltro, para as lembranças de nascimento do filho de uma amiga. “Ela me sugeriu a ideia e eu aceitei o desafio, pois não sabia trabalhar ainda nem com feltro, nem linhas e agulhas. E, desde então, vendo que era possível e que havia mercado para isso, busquei me aperfeiçoar, ao mesmo tempo em que aceitava encomendas que a partir de então foram chegando”, lembra. Desde então, Deise é artesã e designer em feltro por profissão e artista plástica por inspiração. “Faço itens decorativos de quartinhos de bebê. O item mais pedido é a guirlanda de porta. Também faço presentes para convidar os padrinhos de batismo e lembranças. Tudo personalizado e por encomenda para qualquer cidade do Brasil”.
Nas horas vagas, a pintura ainda faz parte da vida da artesã. “Falo dos dois lados, porque mesmo sendo artesã, não deixei de ser artista plástica”, enfatiza. De acordo com ela, cada criação de modelo novo para o ateliê começa por um desenho. “Conheço a cliente, imagino o cenário para uma guirlanda com base na conversa e transmito isso pelo desenho. Só depois parto para técnica e confecção”, conta.
Deise, que é focada no público de gestantes e crianças, diz que trabalhar com esse nicho é doce e encantador. “Sonhamos juntas os detalhes da guirlanda para a porta do quarto, e que a gestante também utiliza para registrar as fotos da gestação. Às vezes eu acompanho desde a descoberta da gravidez, a descoberta do sexo do bebê, a escolha do nome, dos padrinhos, o projeto e decoração do quartinho, até a festa de aniversário de um ano da criança”.
E vêm novidades por aí. Deise tem a ideia de iniciar cursos online da técnica de feltro. “Não é de hoje que me pedem para ensinar a trabalhar com o feltro. Mas há tempos venho adiando o projeto”, informa. Mas, neste ano, com o afastamento das gestantes do trabalho por conta da pandemia da Covid-19, a procura foi mais intensa por cursos. “Hoje estou em fase de iniciação de um projeto onde ensinarei a técnica por vídeos e disponibilizarei apostilas e moldes para mamães e também qualquer pessoa que queira aprender a técnica, até mesmo para se tornar uma artesã ou para ter uma renda extra, ou ao menos, como um hobbie”, adianta. O curso ensinará desde o processo da idealização até a finalização de guirlandas e lembrancinhas, principalmente.
Para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho da Deise pode acessar no Instagram o perfil pessoal (@adeiseleal) ou profissional (@deisedelua), além do WhatsApp (54) 9.9957.4886.

A artesã Deise Leal produz peças com feltro com enfoque em recém-nascidos. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário