Caderno de Sábado

A arte revertida em doação

A florense Neusa Sandi se dedica na confecção de ursinhos de crochê, conhecidos como amigurumi. Renda arrecadada é destinada às pessoas com necessidades

Eles são fofinhos e cheios de cor. Embelezam a casa e fazem a felicidade das crianças – e dos adultos também. Você já ouviu falar de amigurumi? Do japonês ami, que significa malha, e nuigurumi, que significa boneco de pelúcia, trata-se de uma técnica oriental de fazer bichinhos com pontos de crochê. Olhando, parece ser difícil, mas com dedicação a florense Neusa Sandi, 64 anos, professora aposentada, se diverte confeccionando os mais diversos bonecos. “Desde criança adorava mexer com linha. Lembro de acompanhar a minha mãe bordando. E esse dom fez sempre parte da minha vida”, conta ela. Quando se aposentou da sala de aula, há 10 anos, começou a se dedicar a arte de fazer crochê. “Foi uma ruptura muito grande. Um dia estava trabalhando, no outro não tinha nada para fazer. Precisava me distrair e ter algo que me fizesse feliz”, revela. 
Quando fala do seu trabalho, mostra a paixão em seus olhos, e se sente grata por poder ajudar o próximo. “Todo o dinheiro que arrecado com os bonecos reverto em doação. Compro cestas básicas, fraldas geriátricas e entrego às pessoas que têm necessidades financeiras. É uma realização”, conta.  
Com o amigurumi, Neusa começou a trabalhar há quatro anos. “Iniciei fazendo bonecas e vi que era capaz de fazer muito mais. As primeiras peças foram vendidas para as minhas amigas, que começaram a divulgar o trabalho e, hoje, tenho clientes e encomendas em toda a região”, pontua. 
No ano passado, realizou sua primeira exposição no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. Em dezembro, Neusa está organizando uma nova mostra do seu trabalho. “Faço com muito amor e dedicação. É uma forma de me manter ativa, pois é um trabalho muito minucioso que precisa de atenção”, conta. 
Para confeccionar os bonecos, a artesã usa e abusa da sua criatividade. São cores e combinações que nascem a partir de uma foto. Tem bonecos para enfeitar a cozinha e o quarto, tem bichinhos em formato de peso de porta e até prendedor de cortina. São diversas opções para presentes, que fica até difícil de escolher só um.
Neusa possui bichinhos a pronta entrega e também por encomenda pelo telefone (54) 9.8432.1377 (WhatsApp). 

Neusa Sandi é apaixonada por cada peça que faz.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário