Home Notícias Um visitante inusitado na Promotoria

Um visitante inusitado na Promotoria

Filhote de tucano precisou de cuidados especiais antes de ir para um zoológico em Caxias do Sul
Dócil

Acostumado a lidar com leis, processos e documentos, o promotor de Justiça de Flores da Cunha, Stéfano Lobato Kalbach, recebeu um visitante inusitado recentemente. O filhote de tucano foi levado para a Promotoria pela União Pela Vida Animal (Upeva), que não tinha um local adequado para a ave. Após passar alguns dias sob o cuidado do promotor e da esposa, o ‘tucaninho’ foi encaminhado a um centro de cuidados para animais silvestres em Bento Gonçalves e, após, para o zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na última semana de dezembro um morador deixou o filhote de tucano na chácara da Upeva. Segundo ele, o pássaro provavelmente caiu do ninho. Sem saber como lidar com o bicho, a Upeva o levou até a Promotoria. Como o período era de férias para muitas instituições, Kaltbach resolveu adotar o tucano até que ele tivesse um espaço adequado. Após alguns dias, a Polícia Ambiental da Brigada Militar (BM) levou o pequeno tucano até um centro de cuidados em Bento, com atendimento de biólogos e para verificar se a ave estava saudável.

Segundo o promotor, o tucano tinha aproximadamente 50 dias de vida e por isso necessitava de alguns cuidados especiais. “Como temos aves em casa já conhecemos o manejo adequado, cuidamos dele com mamadeiras de papinha e frutas e até demos banho. Ele estava muito dócil, acredito que já teve contato com pessoas desde muito cedo. Foi uma experiência muito bacana. Cuidar de qualquer animal é muito gratificante, pois eles não pedem nada em troca, apenas um pouco de cuidado. A vontade foi de ficar com ele, mas a prioridade é de voltar para a natureza onde, sim, é a casa dele”, ressalta Kaltbach.

Os tucanos vivem em florestas das Américas Central e do Sul. Algumas espécies são ameaçadas de extinção, como é o caso do tucano-toco. Muitos animais são capturados e traficados para outros países para serem vendidos.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta