Home Notícias Novas exposições no Museu

Novas exposições no Museu

Trabalhos de artistas florenses podem ser vistos até 18 de setembro
Professora Rosane reuniu trabalhos estudantis que agora concorrem em projeto nacional.

Até o dia 18 de setembro o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi de Flores da Cunha sedia duas novas exposições temporárias. Intitulada Descobrindo Possibilidades em Materiais Reciclados, 10 obras da artista florense Nilva Maria Araldi Gelain integram o acervo que pode ser visitado. Ao mesmo tempo, a professora de Artes Rosane Gayeski Rosa reuniu trabalhos de alunos do 9º ano das escolas Benjamin Constant e Rio Branco, feitos em 2013, que podem ser conferidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. No primeiro final de semana de setembro o Museu estará aberto (dias 6 e 7), das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Aos 73 anos, Nilva é professora de Artes aposentada e encontra no trabalho artístico uma terapia e atividade para as horas de folga. “A arte é uma forma de realização pessoal, desenvolve a criatividade e relaxa”, frisa. Reaproveitando materiais para a base da tela, como MDF e madeira, e utilizando-se de massa corrida para desenhos em autorrelevo, as obras ganham forma e encontram em cada detalhe uma nova inspiração. “Eu não planejo o desenho final quando começo, ele vai se construindo conforme vou moldando a massa”, conta a artista, frisando o título da exposição referente a descobrir novas possibilidades.

Os motivos das obras em exposição são, principalmente, flores, paisagens e figuras religiosas. Nilva é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalha com arte há mais de 15 anos. Esta é a segunda exposição dela, a primeira também ocorrida no Museu há alguns anos. “A maior satisfação é ver o trabalho pronto. Quando finalizo uma obra fico contemplando-a por dias. Fazer arte é um prazer”, enfatiza.

No mesmo ambiente estão expostos trabalhos do projeto Flores da Cunha recebe os clássicos, desenvolvido pela professora Rosane Gayeski Rosa, 35 anos. A proposta era para ser um trabalho educativo, porém, ganhou proporções e está concorrendo ao projeto nacional Arte na Escola Cidadã, cujos resultados serão divulgados em outubro.
O trabalho dos alunos teve como base a exposição Clássicos visitam o Rio, do artista Lielzo Azambuja, onde obras de arte famosas misturam-se a cenas do cotidiano carioca. O artista é gaúcho, e inclusive já morou em Flores da Cunha, e hoje expõe seu trabalho pelo mundo. “A ideia surgiu quando visitei uma exposição do artista em Caxias dos Sul e senti que poderia pensar em algo parecido em sala de aula”, conta Rosane.

O trabalho foi um desafio para as turmas, que pesquisaram obras de arte de diversos períodos e precisavam transpô-las para cenários ou situações da cidade onde vivem. As montagens foram feitas com processos de fotografias e colagens. A professora trocou emails com o artista contando sobre o projeto, o que deixou os alunos ainda mais motivados. “A resposta em sala de aula foi muito boa e o processo de produção foi muito divertido”, frisa. Entre as duas escolas, cerca de 30 estudantes participaram do projeto.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta