Home Destaque Heinze diz esperar lançamento do edital do novo aeroporto da Serra ainda em 2025

Heinze diz esperar lançamento do edital do novo aeroporto da Serra ainda em 2025

Senador participou de reunião da CIC Caxias que celebrou os 60 anos da CDL e afirmou que recursos para a obra estão garantidos
Senador Luis Carlos Heinze durante palestra na reunião-almoço da CIC Caxias, em que atualizou sobre o andamento do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha (Foto: Klisman Oliveira)

O avanço do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi o destaque da reunião-almoço (R.A) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (1º). O senador Luis Carlos Heinze (PP) apresentou um panorama das obras e de outros projetos federais considerados essenciais para a infraestrutura da Serra. O evento também celebrou os 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, entregou uma placa comemorativa ao presidente da CDL, Mauro Andreazza, em homenagem às seis décadas da entidade, que reúne cerca de 6 mil associados.

Durante sua fala, Heinze afirmou acreditar que o edital para o início das obras do novo aeroporto deve ser publicado ainda neste ano. Segundo ele, o cronograma foi reforçado pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, que acompanhou o evento.

— Esperamos que ainda esse ano tenha o lançamento do edital, para que essa obra finalmente saia do papel. Havia uma disputa entre Caxias, Gramado e Canela para saber onde ficaria o aeroporto. Caxias naquele momento já possuía um pré-projeto.  A Serra Gaúcha  precisa desse grande empreendimento para alavancar ainda mais o progresso da região — destacou o senador.

Avanços lentos, mas recursos assegurados

Heinze reconheceu que o projeto avançou mais lentamente do que o esperado. Mesmo assim, garantiu que a obra deve sair do papel, já que sua fonte de financiamento está definida.

— Para mim, já era para estar concluído o aeroporto, mas agora, felizmente, vai sair. O importante é que demorou, mas deu certo. O recurso está garantido para que a obra saia do papel e, de certa forma, a região vai ganhar com isso — afirmou.

A construção do novo aeroporto em Vila Oliva será financiada com recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), via o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  A primeira etapa da obra tem orçamento previsto de cerca de R$ 146,3 milhões, valor que será usado para a construção da pista, pátios, taxiways e infraestrutura inicial.  No total, está garantido um investimento de até R$ 200 milhões, com convênio prorrogado para permitir a execução completa do projeto.

Enquanto o aeroporto de Vila Oliva não é concluído (o que pode levar de três a cinco anos), permanecem as negociações sobre quem deve administrar o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Segundo Heinze, há tratativas entre Infraero, Ministério de Portos e Aeroportos e Fraport.

— A Infraero tem interesse no Cantergiani para fazer o investimento necessário para melhorar o aeroporto enquanto não tivermos o de Vila Oliva. A Fraport também tem interesse, mas está aguardando o desenrolar do pessoal da Infraero — disse.

Cenário político e reconhecimento

Heinze comentou ainda sobre seu futuro na política. Ele reafirmou que não buscará novo mandato no Senado em 2026 e que avalia o convite para integrar uma chapa majoritária na eleição estadual.

— Eu disse aqui que eu não concorro a deputado e senador. Meu neto é pré-candidato a deputado federal. Recebi o convite do deputado Zucco (PL) para ser o vice na chapa dele. Estamos resolvendo internamente dentro do partido se é o meu nome ou se teremos outro nome — revelou.

Heinze também foi homenageado pela CIC Caxias por sua atuação em temas de infraestrutura. O parlamentar agradeceu o reconhecimento.

— Não quero nada mais do que que meu trabalho seja reconhecido. A Serra  me abençoou, me deu votos. Agora quero retribuir trazendo as maiores obras que conseguimos para Caxias e para a Serra Gaúcha.

Ao destacar a dedicação do senador, o presidente da CIC Celestino Oscar Loro afirmou que Heinze sempre se manteve próximo das demandas regionais.

— O senador Luis Carlos Heinze sempre esteve ao lado da Serra Gaúcha nos temas de infraestrutura. Rodovias, ferrovias, porto e aeroporto sempre fizeram parte de sua agenda conosco.

A reunião-almoço desta segunda-feira foi a 35ª e última de 2025 e também marcou o encerramento da atual gestão da CIC Caxias. Celestino Oscar Loro agradeceu aos associados, conselhos e lideranças que acompanharam as atividades ao longo do ano.

 

 

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta