Home Destaque Festival Melhores Vinhos transformou o cenário do Parque da Vindima Eloy Kunz

Festival Melhores Vinhos transformou o cenário do Parque da Vindima Eloy Kunz

Com horário ampliado em comparação a estreia em 2024, o modelo parece ter agradado as 30 vinícolas participantes
(Foto: Comunicação Prefeitura de Flores da Cunha/divulgação)

Flores da Cunha, o município maior produtor de vinhos do Brasil, agora tem um evento a altura da alcunha. No último final de semana (14 e 15), a segunda edição do Festival Melhores Vinhos transformou o Parque da Vindima Eloy Kunz em cenário de muitos brindes, confraternização, gastronomia e boa música.

Com horário ampliado em comparação a estreia em 2024, o modelo parece ter agradado as 30 vinícolas participantes. O enólogo da vinícola Família Ulian, Eduardo Ulian, 24 anos, destaca  as melhorias na distribuição das atrações pelo parque:

— As duas participações foram ótimas, sendo esta melhor, pois algumas melhorias na infraestrutura foram adotadas e facilitaram o processo, principalmente o posicionamento das vinícolas, dos restaurantes e do palco.

Nos dois dias de evento, Ulian contabilizou 50 garrafas comercializadas, representando um total de R$ 8,7 mil. As variedades mais consumidas foram os vinhos brancos e os espumantes, em detrimento do calor. Os tintos foram apreciados ao fim do dia.

— O festival pode se iniciar mais tarde, ao meio-dia, ou até mesmo evitar o horário do almoço no sábado e deixar só para o domingo, esticando o horário do sábado até mais tarde. No mais, creio que o evento foi ótimo e bem organizado dentro dos limites físicos que temos no Parque da Vindima — observa Ulian.

Quem também participou das duas edições foi a Casa Venturini. O enólogo Paulo Ricardo Venturini, 28, destaca as principais mudanças observadas nesta segunda edição:

— No ano passado, apesar de ter sido o primeiro, já tinha sido muito bom. Esse ano foi ainda melhor, a organização foi melhor, teve mais pessoas presentes, tanto turistas como público local e todos conseguiram aproveitar da melhor forma os vinhos e a gastronomia com bons shows.

Venturini conta que, nos dois dias evento, a vinícola comercializou mais de 100 garrafas de vinho e espumante. Os preferidos do público foram o Chardonnay Casa Venturini Reserva e Rosé de Tannat Le Bateleur.

— As vendas foram muito boas, tivemos um aumento nas vendas em relação ao ano passado e isso pode ser resultado tanto do fato de ter mais público, quanto pelo horário que foi maior em relação ao ano passado — comemora o enólogo, que faz questão de reforçar a importância do festival para o setor e para a Terra do Galo:

— (Gostaria de) parabenizar os organizadores e idealizadores desse evento que faltava para Flores da Cunha. Eventos assim estimulam tanto a sociedade quanto o turismo. (O festival) tem tudo para ser o maior evento da cidade em pouco tempo.

“Buscamos evoluir”

Consolidar o evento na Terra do Galo também está nos planos da administração municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação Tiago Centenaro Mignoni explica que o festival atraiu turistas de várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, além de destacar que o público “apresentou-se feliz e satisfeito”.

— Mantivemos o mesmo formato da primeira edição porque o público aprovou a proposta do festival. Nesta segunda edição, buscamos evoluir: ampliamos o horário, trouxemos mais opções gastronômicas e contamos com a participação de um número ainda maior de vinícolas. O resultado foi um evento mais completo e alinhado ao que a comunidade e os visitantes procuram — frisa Mignoni.

O secretário também adianta que, devido ao sucesso das primeiras edições, está confirmada a realização do terceiro Festival Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Já pode anotar na agenda: o evento será em novembro de 2026.

“Estamos no caminho certo”

O festival, no Parque da Vindima, também repercutiu no movimento registrado na hotelaria florense. A diretora do Hotel Fiorio, Viviane Fiorio Viapiana, 53, revela que a ocupação local chegou a 100% no sábado (15), com a maior quantidade de visitantes da capital gaúcha e Região Metropolitana.

— Tínhamos mais de um evento nesse final de semana, inclusive um casamento, que acaba sempre fortalecendo (o movimento). Algumas pessoas vieram especialmente para o evento, outras (souberam do festival) através da mídia e dos cartazes divulgados. Vários casais que sábado estavam pelo casamento aproveitaram o domingo para visitar o festival. Outros vieram pela segunda vez, já haviam participado do evento anterior e adorado — detalha Viviane.

A diretora avalia a iniciativa como positiva e acredita que a Terra do Galo está na direção correta para fortalecer o turismo.

— Essa iniciativa de divulgar e fortalecer a nossa região como maior produtor de uva e de vinhos do Brasil é de fundamental importância, sabendo que temos vinícolas maravilhosas e produtos de excelência. Flores da Cunha tem uma agenda muito ampla de eventos, quase um por mês. Estamos no caminho certo, estamos trazendo o turismo para Flores! Agora, em 14 de fevereiro de 2026, teremos o evento da Altos Montes na Adega Dom Camilo (em Nova Pádua) e vários casais já reservaram para voltar! — destaca.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta