Home Notícias Ciclo de Palestras começa hoje no Espaço Cultural São José

Ciclo de Palestras começa hoje no Espaço Cultural São José

Evento tem como tema central os 50 anos do Golpe Militar. Encontro inicia às 19h com a doutora em Ciências da Comunicação e coordenadora do curso de História da UCS, professora Daysi Lange Albeche
Manifestações contra a ditadura foram realizadas desde 1964.

A 10ª edição do Ciclo de Palestras de Flores da Cunha terá como tema Os 50 anos do Golpe Militar de 1964. Durante cinco encontros, o primeiro em 4 de junho e, o último, em 1º de julho, serão debatidas questões em âmbito nacional, estadual, regional e local no período.

O Ciclo de Palestras confere certificado de 10 horas expedido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Inscrições podem ser feitas no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi por meio do email museu@floresdacunnha.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3292.2777. A taxa de inscrição é de R$ 10 para sócios da Associação dos Amigos do Museu e de R$ 20 para a comunidade em geral.

Confira aqui a reportagem especial do O Florense sobre os 50 anos do Golpe

Todas os encontros ocorrerão no Espaço Cultural São José, das 19h às 21h. A promoção é da Secretaria de Educação e da Associação dos Amigos do Museu. Confira abaixo a programação.

Hoje, dia 4 de junho
Palestra Resistência: A questão da Legalidade no Rio Grande do Sul, com Daysi Lange Albeche. É doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos; docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1997; coordenadora do curso de História da UCS; especializada em História do Brasil República e História do Rio Grande do Sul; professora do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional da UCS.

Dia 9 de junho, segunda-feira
Palestra Regime Civil Militar: Rupturas e permanências, com Eliana Gasparini Xerri. Graduada em História pela UFPel; mestre em História do Brasil pela PUC-RS; doutorado em Educação pela PUC-RS (ênfase em História da Educação); professora do curso de História da UCS (Histórias do Brasil e Contemporânea).

Dia 18 de junho, quarta-feira
Palestra Revolução democrática, só que ao contrário: retrocessos na liberdade, participação e igualdade durante a ditadura militar, com exibição e debate do documentário Marighella (2011, 96 min), de Isa Grinspum Ferraz; com Ramon Victor Tisott. Graduado em História pela UCS; mestre em História pela Unisinos; doutorando em História pela UFRGS; professor da UCS.

Dia 24 de junho, terça-feira
Palestra Vivências, experiências e lições da ditadura civil-militar de 64 (relatos de um ex-perseguido e preso político), com Laurício Neumann (Unisinos). Doutor em Educação pela Unisinos; autor de livros e colaborador em artigos para veículos de comunicação; membro fundador, redator e responsável de edição do jornal Mundo Jovem da PUC-RS durante 23 anos (1968 a 1991).

Dia 1º de julho, terça-feira
Palestra 1964 – 1985: O município de Flores da Cunha durante os 21 anos de regime autoritário e nacionalista, com Gissely Lovatto Vailatti (historiadora, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre a história local) e Lorete Maria Calza Paludo (dirigente municipal de Cultura e historiadora). Também haverá a apresentação do curta-metragem Armada, produção que aborda a ditadura em Caxias do Sul na década de 1970 (bate-papo com produtores do filme).

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta