Como quem semeia acordes ao vento, a Banda Florentina encerrou o ciclo musical “As Quatro Estações”, no último final de semana. Para marcar os 60 anos do grupo, o projeto propôs a levar a essência da Florentina — música, amizade e família — para os quatro cantos de Flores da Cunha.
— Os 60 anos da banda Florentina se resumem em uma trajetória de muita música e de muita amizade — conta Felipe Corso, guitarrista e idealizador do projeto.
O artista relembra o compromisso de compartilhar música e entretenimento.
— O momento mais marcante dos últimos anos foi a reativação da banda. Começamos a trazer novos músicos, novas músicas e a trabalhar com projetos culturais. A banda está levando cultura para as pessoas, aonde quer que elas estejam. Estamos mais organizados, seja de forma musical, administrativa e institucional — comemora o guitarrista.
O projeto “As Quatros Estações” surgiu em uma roda de conversa entre os membros do grupo em um pós-show.
— Quando entrei na banda achei essa ideia maravilhosa: unir sentimentos das músicas. Tentar imaginar o sentimento de uma trilha sonora para o inverno, para o verão, e para as outras estações, e levar isso para o público, para que eles também sintam isso. E deu muito certo! — avalia.

Show na Escola Tancredo Neves (Foto: Álan Novello/reprodução)
As quatro apresentações foram gratuitas e contaram com tradução em Libras, com objetivo de incluir o público com deficiência auditiva e reforçar o compromisso de levar arte às comunidades que raramente recebem produções culturais. A atração “Primavera” surpreendeu a comunidade de Mato Perso.
— Nosso Mato Perso não tem lá muitas atividades culturais. Quando alguém traz uma atração ou evento diferente, sempre agrega algo de positivo para o nosso pessoal. O repertório da banda, foi bem bacana, músicas dançantes e algumas relembraram as mais antigas, que para mim foi bastante positivo — conta o líder comunitário André Giacomin, que afirma que mais de 350 pessoas prestigiaram o show da última sexta-feira (28).

Show As Quatro Estaçãos na Escola Leonel Brizola – Pérola (Foto: Álan Novello/reprodução)
No dia seguinte, foi a vez da comunidade Pérola receber o espetáculo com músicas que remetiam a estação mais quente do ano, o verão. O líder comunitário Jair Moreira destaca que este foi o primeiro projeto cultural com música que chegou à comunidade.
— Gostamos muito do show! Mas, quero destacar que nossa comunidade não conhece muito o repertório que foi tocado. Somos acostumados a ouvir música tradicionalista. Para a gente foi muito bom, pois abre espaço para conhecimento e para as pessoas verem como é que funciona o nosso bairro — opina Moreira.
O projeto “As Quatros Estações” foi financiado pelo Pró-Cultura RS, pela Secretaria de Estado da Cultura, pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e pelo Ministério da Cultura.

