Uma corrida que reúne es forço físico, mental e, principalmente, muita lama. Esta é a Eco Race Fire Night que, em sua sexta edição, reuniu mais de 1 mil competidores na comunidade de Vila Oliva, em Caxias do Sul. Entre os participantes estava o jovem florense de 24 anos, Maurício Zorgi Bertin, que encarou pela primeira vez uma prova nesse formato, no último domingo (7).
— Foi uma prova muito diferente das que eu já tive oportunidade de participar. Muitos obstáculos! Não foram difíceis para mim, mas sim desafiadores — afirma.
Bertin explica que, para esse tipo de disputa, atletas com rotina voltada ao CrossFit costumam ter vantagem, mas isso não diminuiu sua motivação para concluir o trajeto em 1h e 18min, superando seus limites.
Apesar da pouca familiaridade com provas de obstáculos, Maurício já acumula participações frequentes em corridas de rua na Serra e no litoral. Ele lembra que compartilha muitos desafios com a irmã, sua principal parceira nas pistas.
Isso é a beleza do esporte

(Foto: Julian Soares/divulgação)
— Essa foi minha primeira participação na Eco Race, um desafio novo que tive. Nunca havia participado de corrida com obstáculos anteriormente. Participei da prova com o intuito de me superar… acho que isso é a beleza do esporte — pontua.
A preparação, no entanto, nem sempre é simples. Comerciante, o atleta lida com uma agenda apertada e horários pouco favoráveis aos treinos.
— Tento sempre que possível fazer pelo menos de 1 a 2 treinos na semana. Muitas vezes, me resta o período mais noturno para praticar, o que dificulta bastante — explica, destacando os cuidados necessários para preservar a segurança durante os treinos.

