O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua, Antonio Rode, anunciou na segunda-feira (26) sua desfiliação do Republicanos, legenda à qual esteve vinculado por oito anos. A decisão foi comunicada durante o grande expediente, após um episódio que ganhou repercussão na noite de apuração das eleições presidenciais: a participação do vereador na comemoração com apoiadores de Lula (PT).
Rode apareceu em uma galeria de fotos publicada pelo portal G1 na reportagem “Apoiadores de Lula celebram na cidade mais bolsonarista do País”. O conteúdo abordou a manifestação de eleitores que comemorou a vitória do petista em Nova Pádua. As imagens também mostram o vereador participando de uma carreata.
A presença de Rode ocorreu em um contexto de orientação partidária favorável ao candidato Flávio Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, o Republicanos publicou uma nota, assinada pelo presidente, Pedro Quintanilha, reafirmando o posicionamento da legenda na disputa presidencial.
“O Republicanos de Nova Pádua esclarece que apoiou Flávio Bolsonaro nos dois turnos da eleição presidencial, seguindo a orientação partidária nas esferas municipal, estadual e federal. Manifestações individuais de filiados não representam, por si só, o posicionamento oficial do Republicanos de Nova Pádua.” destaca a nota.
Rode utilizou a tribuna para comunicar a saída da sigla. Segundo ele, a decisão foi tomada no domingo (25), após uma conversa com Quintanilha. Ao explicar o rompimento, afirmou que o relacionamento com o dirigente havia se desgastado ao longo do tempo.
— Depois que ele foi embora de Nova Pádua, já não era a mesma coisa. Antes estávamos toda semana juntos, conversando, decidindo as coisas, e foi havendo um desgaste.
Para sustentar que a iniciativa de deixar o partido partiu dele, o presidente leu um documento em que comunicava sua desfiliação do Republicanos “por minha livre e espontânea vontade”, acrescentando que, a partir do dia seguinte, não faria mais parte da legenda.
O vereador classificou os oito anos de filiação como uma caminhada positiva, mas afirmou que decidiu encerrar o vínculo diante de divergências que “não estava disposto a tolerar”.
Mandato até 2028
O agora ex-republicano ainda abordou a continuidade do mandato e afirmou que permanecerá na Câmara até o fim da legislatura. De acordo com ele, a possibilidade de deixar o cargo chegou a ser colocada à disposição, mas Quintanilha teria manifestado interesse em sua permanência.
Sobre os próximos passos, afirmou que ainda não tomou uma decisão.
— Desejo tudo de bom para o Republicanos e vou pensar o que vou fazer, se vou me filiar a outro partido ou se vou abandonar a carreira de político.
Também na segunda-feira (26), a sigla publicou um comunicado de anuência à desfiliação partidária. O documento formaliza a concordância da legenda com a saída do filiado e declara que não há oposição à sua filiação a outro partido. A nota também registra a concordância do partido com a preservação do mandato de Rode.

