Home Notícias Flores da Cunha sediou premiação da 4ª edição do Concurso Brasileiro de Vinho de Mesa (CBVM)

Flores da Cunha sediou premiação da 4ª edição do Concurso Brasileiro de Vinho de Mesa (CBVM)

Cerimônia de entrega das medalhas e certificados ocorreu na noite desta quinta-feira (2) na Escola Internacional de Gastronomia da UCS
Do total de 51 vinhos premiados, 11 são da Terra do Galo (Foto: Karine Bergozza)

Flores da Cunha, o município que carrega o título de maior produtor de vinhos do Brasil e almeja receber a alcunha de Capital Nacional da Vindima, reafirmou sua posição como uma das referências da vitivinicultura nacional ao sediar a 4ª edição do Concurso Brasileiro de Vinho de Mesa (CBVM).

A cerimônia de entrega das medalhas e certificados reuniu proprietários de vinícolas participantes e autoridades na noite desta quinta-feira (2) na Escola Internacional de Gastronomia da UCS, na Terra do Galo.

Na oportunidade, a diretora do Concurso Brasileiro de Vinho de Mesa, Zoraida Lobato Viotti, destacou que a competição surgiu da necessidade de valorizar as uvas e o produto nacional, não apenas os europeus.

– Por que nasceu esse concurso? Porque quando a gente começou com vinho, há quase 30 anos, vamos combinar que vinho de mesa a gente não conseguia, era um vinho muito rude, era um vinho muito maltratado, e que nesses últimos 30 anos a gente viu ganhar um salto de qualidade no processo, no produto e na uva. Isso é um reconhecimento do trabalho de vocês (vitivinicultores).

O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Marcelo Golin, aproveitou sua fala para evidenciar a produção de uvas de mesa na Terra do Galo.

– Que satisfação estar aqui hoje como presidente da Câmara, mas principalmente como produtor de uvas de mesa, sou produtor de uva bordô e tenho 12 hectares – pontuou, valorizando suas raízes.

“Mostrar aos consumidores que temos muito a oferecer”

Em seu pronunciamento, o presidente do Consevitis-RS e representante Agavi (Associação Gaúcha de Vinicultores), Maicon Galiotto, frisou que reconhecer o trabalho dos produtores também é uma forma de “mostrar aos consumidores que temos muito a oferecer”.

– O Consevitis apoia o concurso desde o primeiro contato com a organização. Entendemos que precisamos dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho de produção e qualificação, a prova disso é o aumento significativo da quantidade de premiações e o crescimento na representação de diversas regiões produtoras.

“A ciência caminha junto com o produtor”

Andreia De Rossi, representante da Embrapa Uva e Vinho, ressaltou o fato de  a entidade também poder contribuir, com a expertise de seus pesquisadores, para o avanço da qualidade e melhoria dos vinhos.

– Apoiar um concurso desse tamanho valoriza também o que a gente desenvolve, que são as nossas cultivares, as cultivares que nós chamamos, de BRS, seja Lorena, que é muito conhecida de vocês, seja Bibiana, seja Margot, ou até mesmo as uvas de mesa. A gente sabe que a ciência caminha junto com o produtor.

Sistema Antigranizo

O diretor de produtos e negócios da Sicredi, Odair Dalagasperina, destacou que hoje a cooperativa financia 70% de tudo que é financiado no agro da região.

– Por que a gente está aqui hoje? Porque para nós, estar junto com o nosso associado, junto com a comunidade nos momentos importantes, desde lá da produção, financiando o apoio e investimento no que seja necessário para a comercialização e tudo mais, fazer isso é significado de compromisso com o desenvolvimento da nossa região.

Dalagasperina também aproveitou para mencionar sobre o fato de a Sicredi financiar a implantação do sistema Antigranizo na Serra Gaúcha, uma forma de prevenir as culturas das intempéries climáticas.

Aproveitando o ensejo, o prefeito municipal César Ulian reforçou a importância do sistema Antigranizo sair do papel para dar “suporte” ao agricultor e, consequentemente, melhorar a qualidade da uva.

Ele também enalteceu os números de Flores da Cunha no ano em que o município caminha para conquistar o título de Capital Nacional da Vindima.

– Nós temos aqui uma produção significativa: cerca de 120 milhões de quilos de uva foram colhidas nesta safra aqui em Flores. É uma produção de vinhos que já ultrapassou 180 milhões de litros em uma safra, em um ano.

Premiados

Promovido pela Market Press/Vinho Magazine, o concurso reuniu 153 amostras produzidas por 54 vinícolas de estados brasileiros. Os rótulos foram avaliados às cegas por um corpo de jurados formado por pesquisadores, enólogos, jornalistas especializados e profissionais com reconhecida experiência em análise sensorial.

Do total de 51 vinhos premiados, 11 são da Terra do Galo, o que representa 21,5% do total. A listagem completa dos premiados com as medalhas de prata, ouro e grande medalha de ouro pode ser conferida neste link.

Compartilhe:

Leia Mais

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta