Ainda sob o impacto das marcas deixadas pelo tornado que atingiu o interior do município no início de dezembro de 2025, Flores da Cunha voltou a enfrentar a força do clima. Quando parte da zona rural ainda se recuperava dos estragos e do esforço coletivo para reerguer parreirais e estruturas, um novo episódio de tempo severo trouxe mais prejuízos e reacendeu o sentimento de insegurança entre produtores.
Na tarde desta quarta-feira (28), uma chuva de granizo atingiu as localidades de Medianeira, Linha 40 e Travessão Alfredo Chaves, por volta das 17h30min. O fenômeno durou cerca de 20 minutos e foi suficiente para causar danos expressivos, especialmente nas áreas agrícolas.
Levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Agricultura e da Defesa Civil aponta que 25 famílias que estavam próximas da colheita tiveram parreirais atingidos, totalizando aproximadamente 60 hectares danificados.
Tornado de dezembro ainda pesa
No início de dezembro do ano passado, Travessão Alfredo Chaves foi atingido por um tornado que deixou aproximadamente 60 casas danificadas, destruiu o ginásio da comunidade e arrancou o telhado da igreja. Na ocasião, cerca de 70 hectares de parreirais foram derrubados pela força do vento, exigindo mutirões para a recuperação das áreas, com apoio de voluntários e militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul.

