Home Destaque Retrospectiva 2025: Relembre os fatos que marcaram Flores da Cunha e Nova Pádua

Retrospectiva 2025: Relembre os fatos que marcaram Flores da Cunha e Nova Pádua

O ano dos inéditos Festivais do Agnolini e do Menarosto também foi o ano do tornado que deixou um rastro de destruição nos travessões Alfredo Chaves e Divisa
(Arte: Karine Bergozza)

De boas lembranças à momentos de aprendizado, 2025 logo passará para as páginas da história de Flores da Cunha e Nova Pádua. A última imagem foi assustadora, com o tornado que espalhou prejuízos pelo Travessão Alfredo Chaves e Travessão Divisa. Ao mesmo tempo, a união e a força da comunidade foram vistas mais uma vez para limpar os destroços e levantar os 73 hectares de parreirais caídos. Contudo, 2025 foi mais! Foi o ano dos inéditos Festivais do Agnolini e do Menarosto, valorizando os pratos típicos, laços comunitários e deslumbrando turistas.

(Foto: Bruna Marini/ Câmara de Vereadores, divulgação)

1º de janeiro: A terceira presidente

O prefeito César Ulian, o vice-prefeito Marcio Rech e os vereadores tomaram posse da legislatura 2025-2028, momento que marcou também a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. A vereadora Silvana De Carli foi eleita a presidente do Legislativo, sendo a terceira mulher a ocupar o cargo na Terra do Galo. Nos primeiros dias da nova legislatura, a Câmara realizou sessão para analisar projetos do Executivo, entre eles a revisão geral e o aumento real de 6% nos vencimentos dos servidores públicos.

(Foto: Karine Bergozza)

21 de fevereiro: Tempo de vindima

Mais de 4 mil safristas trabalharam na colheita da uva  em Flores da Cunha e Nova Pádua, com destaque para a participação crescente de argentinos. A reportagem “Mãos que colhem a Safra” mostrou a rotina de safristas que vêm de outros países em busca de renda extra, bem como a relação de confiança estabelecida entre empregadores e trabalhadores. O sindicato destacou a importância crescente com as práticas de contratação adequada, legalização, capacitação e segurança no trabalho destes serviços temporários.

(Foto: Karine Bergozza)

21 de março: A crise da água

As falhas no abastecimento de água em Flores da Cunha, principalmente nos bairros São José e União, levou a tensa audiência pública com a Corsan/Aegea. A diarista Andreza Taís Bonatto  (foto) foi uma das porta-vozes da comunidade que relatou os dias sem água, dificuldades na rotina diária, a falta de informações pela concessionária e as cobranças elevadas. Uma força-tarefa da Corsan consertou 62 vazamentos em 15 dias para solucionar a crise de água — contudo as reclamações sobre problemas no serviço de abastecimento foram uma constante ao longo de todo o ano de 2025.

(Foto: Paola Castro/ Divulgação)

2 de Abril: Fraude eleitoral

A Justiça Eleitoral reconheceu fraude eleitoral em Nova Pádua e determinou a perda dos mandatos do prefeito Itamar Bernardi Kiko (MDB) e da vice-prefeita Renata Zampieri (MDB). A sentença foi assinada pelo juiz Daniel da Silva Luz, da 68ª Zona Eleitoral e determinou a realização de novas eleições. O prefeito e réu Itamar Bernardi Kiko recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O processo segue em trâmite judicial.

(Foto: Karine Bergozza)

31 de Maio: Um novo padre

Após 26 anos, Flores da Cunha voltou a sediar a cerimônia de ordenação de um padre. A missa celebrada na Igreja Matriz marcou a passagem do frei Rodrigo Antunes de Lima, 28 anos, de diácono para presbítero. A opção do religioso em realizar a cerimônia na Terra do Galo se deu ao fato de seus pais morarem na comunidade de São Vitor e dois de seus irmãos residirem no São Pedro. Até então, o último frei a ser ordenado padre na Terra do Galo havia sido Ricardo Fontana, que é o atual reitor do Santuário de Caravaggio. Esta celebração ocorreu em dezembro de 1988.

(Foto: Karine Bergozza)

21 e 22 de Junho: Festival do Menarosto

Depois do sucesso do 1º Festival do Agnolini, realizado em maio durante a programação da Semana do Município, Flores da Cunha também utilizou o cenário da Praça da Bandeira para realizar o 1º Festival de Vinhos e Menarosto. A celebração do prato típico teve aprovação dos visitantes, que puderam harmonizar com os melhores vinhos, sucos e espumantes locais. A atividade incrementou a programação anual do feriado de Corpus Christi em Flores da Cunha e será repetida em 2026.

(Foto: Klisman Oliveira)

25 de Julho: Dia do Colono e do Motorista

Com fé, tradição e reconhecimento a quem sustenta o interior, o Dia do Colono e do Motorista foi celebrado em Flores da Cunha e Nova Pádua. Em Otávio Rocha, motoristas e agricultores participaram da procissão e da bênção de caminhões e tratores em frente à Igreja São Marcos, pedindo proteção a São Cristóvão e Santo Isidoro. A data também marcou a realização da 51ª Festa da Colônia e a coroação das embaixatrizes da Fecouva 2026, em um ano especial que também celebrou os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

(Foto: Klisman Oliveira)

22 de Agosto: Reforma da Targa

Após quase dois anos de espera, a reforma da Escola Estadual Professor Targa teve avanço decisivo com a publicação do contrato entre o governo do Estado e a empresa Cisal Construções. A obra prevê investimento de R$ 2 milhões e prazo de 360 dias, colocando fim à etapa burocrática e abrindo caminho para o início dos trabalhos. Desde setembro de 2023, quando um vendaval danificou o telhado e interditou cerca de 40% da escola, a comunidade escolar convivia com improvisos, salas provisórias e perdas materiais. O anúncio renovou a esperança de alunos, professores e pais, que aguardam a recuperação dos espaços e o retorno da rotina escolar.

(Foto: Luizinho Bebber/ Divulgação)

14 de setembro: A rainha da Fecouva

Maísa Molon, 22 anos, foi escolhida a rainha da 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 5ª Festa do Moranguinho. A representante do roteiro Otávio Rocha Vila Colonial e Transportes Molon está acompanhada das princesas Tainara Molon e Karina Calgaro. O trio será responsável por divulgar e representar a edição que comemorará os 60 anos da Fecouva, em Otávio Rocha, no próximo ano.

(Foto: Luizinho Bebber/ Divulgação)

 

19 de setembro: Melhores Vinhos

O retorno do formato tradicional dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha  teve um recorde de 433 amostras inscritas de 39 vinícolas. Em sua 23ª edição, a avaliação às cegas foi conduzida por 27 especialistas. O empresário Júlio Fante recebeu o troféu Amigo do Vinho 2025.

(Foto: Divulgação)

 

11 de outubro: Argenta entre as 10 maiores

Na semana que completou 40 décadas de história, a Argenta apareceu como a 9ª maior empresa do Rio Grande do Sul. Em 2025, o ecossistema chegou a 14 empresas, mais de 6,5 mil funcionários e uma previsão de R$ 25 bilhões em faturamento.

 

 

(Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

13 de novembro: Feminicídio

A Polícia Civil encontrou o corpo de Alanys da Silva Kenig, 17 anos, escondido no interior de Mato Perso e confirmou que ela foi vítima de um feminicídio. O namorado da vítima, de 43 anos, foi apontado como o autor do crime e preso. No total, Flores da Cunha registrou quatro assassinatos em 2025 — todos considerados esclarecidos pela Polícia Civil.

 

(Foto: Câmara de Vereadores/ Divulgação)

27 de novembro: Despedida de Horácio

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Horácio Natalino Rech, faleceu aos 60 anos, vítima de um infarto. A despedida repentina causou comoção, especialmente em sua comunidade São Valentim.

 

 

(Foto: Tatiana Ferrarini)

8 de dezembro: Tornado em Alfredo Chaves

Com ventos acima de 100km/h, um tornado deixou um rastro de destruição no interior de Flores da Cunha e Nova Pádua. A força da natureza durou menos de cinco minutos, mas derrubou pavilhões, atingiu três vinícolas e deixou 80 casas destelhadas. A notícia positiva é que ninguém se feriu.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta