O temporal causou prejuízos em 60 casas e deixou mais de 5 mil pessoas sem energia elétrica em Flores da Cunha na noite de segunda-feira (8), segundo a Defesa Civil. Os maiores estragos foram registrados em Travessão Alfredo Chaves, no interior do município, onde os moradores acreditam que um tornado se formou. A Prefeitura instalou o gabinete de crise e recebeu reforço de órgãos estaduais de segurança.
Na localidade de Alfredo Chaves, os principais danos incluem a quadra de esportes da comunidade, o telhado da Capela São João Batista, três vinícolas e outros estabelecimentos, impactando mais de 2 mil moradores. Árvores foram arrancadas em diversos locais do interior. Também foram registrados prejuízos em Otávio Rocha e no Travessão Carvalho, além de pontos no centro do município.
O possível tornado ainda causou danos em estufas, derrubou mais de 20 parreirais e impactou o refeitório de uma escola e o hospital do município. Não há registro de feridos.
Para apoiar as ações, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o major Felipe Stangherlin, do Departamento de Gestão de Desastres da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra), Ricardo Moreira de Vargas, e suas equipes, além de representantes da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e se reuniram no gabinete do prefeito, César Ulian, ainda na noite de segunda-feira (8).
Alerta prossegue
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para 753 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul válido até 23h59min desta terça-feira (9). Este alerta é em razão da formação de um ciclone extratropical na fronteira entre a Argentina e o Rio Grande do Sul.

Veja a rota do ciclone (Foto: MetSul Metereologia, divulgação)
Segundo o Inmet, o aviso engloba a possibilidade de chuva acima de 100 milímetros, rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há ainda alto risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia, estragos em lavouras, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A MetSul divulgou um mapa da rota deste ciclone. Com a pressão atmosférica ainda menor e a manutenção do ar tropical quente e úmido, o cenário é muito propício à chuva localmente forte a intensa e temporais localizados outra vez nesta terça-feira (9).
Foi um tornado em Flores da Cunha?
Em seu último comunicado, a Metsul Meteorologia afirmou que as informações eram “muito preliminares” para definir o que ocorreu em Flores da Cunha, mas que “a hipótese de um fenômeno severo localizado de vento (tornado ou microexplosão) não pode ser afastada”. O instituto aponta que “a imagem de radar do momento do temporal que atingiu Flores da Cunha mostrava valores de refletividade altíssimos e consistentes com uma tempestade severa”.
Na publicação, é descrito que nuvens muito carregadas se formaram no durante a tarde por conta do aquecimento diurno e da baixa pressão com chuva localmente forte e granizo em diferentes setores da Metade Norte gaúcha. Na sequência, “a célula se deslocou para o Sul pelo movimento horário do giro da baixa pressão, ganhando muita força sobre Flores da Cunha”.
Sem pontos de bloqueio
A Prefeitura de Flores da Cunha divulgou que equipes das secretarias de Agricultura e de Obras trabalharam na desobstrução das estradas. Com isso, não há pontos de bloqueio no município.
Ajuda à comunidade
Os moradores que precisarem de lonas para proteção das casas podem procurar a sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Anúncio Curra, nº 2784, no bairro União.
Aulas mantidas e alerta vigente
As aulas na rede municipal estão mantidas para esta terça-feira, dia 9. A Defesa Civil reforça que o alerta meteorológico permanece ativo e recomenda que a comunidade siga atenta às atualizações oficiais.
Os contatos de emergência são:
- Corpo de Bombeiros: 193
- Guarda Civil Municipal: 153
- SAMU: 192
- Ambulância Branca: (54) 99939-5463

