Durante o 19º Encontro do Trade Turístico de Flores da Cunha, na noite de quarta-feira (26), o setor foi convocado a se engajar na preparação da cidade para receber oficialmente o título de Capital Nacional da Vindima. O reconhecimento, que tramita no Congresso Nacional, deve ser oficializado no início de 2026.
O pedido partiu do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni.
— Precisamos transformar o título em um destino escolhido, com experiências exclusivas e diferenciais. É hora de valorizarmos essa identidade que logo será oficialmente nossa — convocou.
O secretário reforçou que caberá ao trade desenvolver e ampliar produtos turísticos ligados à vindima, desde experiências em vinícolas e hospedagens até cardápios, artesanato e atrativos tematizados.
— Quando o turista chegar à Capital Nacional da Vindima, ele vai querer vivenciar experiências de vindima. Precisamos pensar como cada empresa pode expressar essa identidade — pontuou.
Abertura nacional
Mignoni destacou a oportunidade de ampliar a visibilidade do município, com destaque para a realização anual da Abertura Nacional da Colheita da Uva em Flores da Cunha. A primeira ocorrerá já no próximo dia 20 de janeiro, na vinícola Luiz Argenta.
Para Mignoni, o evento reforçará continuamente o nome de Flores da Cunha no cenário turístico brasileiro.
— Somos uma cidade pequena, mas com a força do trabalho da nossa gente temos condições de sustentar esse título — declarou, reforçando o convite para que toda comunidade participe da construção desse posicionamento turístico.

