Vice-presidente do Legislativo de Flores da Cunha, o vereador Horácio Natalino Rech (PL) faleceu nesta quinta-feira (27), aos 60 anos. Parlamentar em segundo mandato, Horácio enfrentava problemas de saúde desde junho, período em que chegou a tirar 10 dias de licença. Horácio estava em sua casa, na comunidade de São Valentim, quando foi vítima de um infarto, por volta das 18h.
O velório ocorre na Capela São João Batista La Salle, na sede da Prefeitura. A Cerimônia de Despedida está marcada para as 16h. Após, o sepultamento será no Cemitério da comunidade de São Valentim.
Comerciante e avicultor, Horácio deixa a esposa Helena e os filhos Alex e Kelen. Como forma de solidariedade e reconhecimento, as bandeiras da Casa Legislativa Raymundo Paviani estão hasteadas a meio mastro.
— Em nome do Partido Liberal (PL) de Flores da Cunha e como vice-prefeito do município, sentimos muito a partida do nosso amigo, Horácio Natalino Rech. Era uma pessoa simples, de um coração gigante. A maneira educada como recebia a todos se destacava, vou me lembrar sempre das nossas caminhadas lado a lado, lutando pelos nossos ideais e pelo nosso município. Horácio foi um grande vereador, pensando sempre em todos e principalmente em sua comunidade de São Valentim. Ele fará muita falta. Desejamos que Deus acolha e conforte a família e os amigos — manifestou o presidente do PL e vice-prefeito, Márcio Rech.
Horácio exercia seu segundo mandato como vereador e ocupava o cargo de vice-presidente da Câmara, além de presidir a Comissão de Finanças e Orçamento. Filiado ao PSB em janeiro de 2016, foi eleito vereador em 2020 com 545 votos (Legislatura 2021-2024). Durante a janela partidária de março de 2024, filiou-se ao Partido Liberal (PL), sendo reeleito nas eleições de 2024 com 620 votos para a Legislatura 2025-2028.
— O vereador Horácio Rech deixa um legado de compromisso, seriedade e dedicação à comunidade de Flores da Cunha. Hoje nos despedimos não apenas de um colega, mas de um amigo que fará muita falta nesta Casa. Prestamos nossa solidariedade à família e reafirmamos nossa gratidão pela história que ele construiu — destaca a presidente da Câmara, vereadora Silvana De Carli.
A Prefeitura de Flores da Cunha decretou luto oficial de três dias, a partir desta sexta-feira (28). Como forma de solidariedade e reconhecimento, as bandeiras do município na Prefeitura e na Praça da Bandeira estão hasteadas a meio mastro.
O prefeito César Ulian enaltece a dedicação de Horácio ao serviço público e à comunidade.
— Horácio construiu uma trajetória marcada pelo compromisso e pela responsabilidade com Flores da Cunha. Manifestamos nossa solidariedade à família e agradecemos pela contribuição que ele deixa ao município.
O deputado estadual Paparico Bacchi (PL), um dos grandes aliados políticos de Horácio, lamentou a perda do amigo. O deputado afirma que suas famílias tinham uma relação muito próxima e destacou Horácio como um “político raiz”.
Gentileza e poucas palavras
Além de sua trajetória parlamentar, colegas e moradores destacam traços marcantes de sua personalidade. A entrada do avicultor Horácio Rech na política foi motivada pelo desejo comunitário da comunidade de Travessão Gavioli e São Valentim em ter um representante da sua região na Câmara de Vereadores. Logo em sua primeira candidatura, foi eleito como o quinto vereador mais votado em 2020, com 545 votos.
Durante as sessões plenárias, Horácio era discreto. O parlamentar explicava que só falava o que era necessário e que não gostava de repetir o que já havia sido dito por outros vereadores. Nas explicações pessoais, Horácio fazia questão de enaltecer as festas comunitárias que participava.
O vereador cumpriu seu compromisso para com sua comunidade. Em julho de 2024, foram entregues 4,3 quilômetros de asfalto na Estrada Travessão Gaviolli — uma luta de 13 anos dos moradores locais para ter um acesso pavimentado para a área urbana de Flores da Cunha. Em diversos momentos de sua legislatura Horácio exaltou esta comunidade, reconhecida por sua grande produção de uvas de mesa e de frangos, e a necessidade deste acesso digno.
Fora do microfone, Horácio era conhecido por ser muito afável. Este era seu ponto forte, a forma simples e gentil como se comunicava com todas as pessoas. Sobre sua troca de partido para as eleições de 2024, da centro-esquerda PSB para a direita do PL, Horácio explicava que era por causa das pessoas, por não se sentir mais representado no partido anterior.
Neste ano, os problemas de saúde incomodaram o vereador. Em seu retorno pós-licença, ainda com dificuldade de locomoção, Horácio mantinha o sorriso no rosto e ressaltava que queria estar no plenário, exercendo sua função. Mesmo com sua oratória simples no microfone, o parlamentar tinha muita expectativa por assumir a presidência da Câmara de Vereadores a partir de janeiro de 2026, conforme acordo entre os representantes do PP e PL na eleição para Mesa Diretora no início desta legislatura.

