Home Destaque Flores da Cunha oferece turismo nos parreirais

Flores da Cunha oferece turismo nos parreirais

Passeio no carretão faz parte das atividades que visitantes encontram na Colônia Muraro
Passeio de Carretão é oferecido pela Colônia Muraro (Foto: Lucas Brito)

(Foto: Lucas Brito)

Uma experiência completa na tradição vindima. Desde a colheita da uva, na pisa até o passeio a bordo do carretão por entre as belas paisagens do Travessão Rondelli, no interior de Flores da Cunha. Esta é a proposta que tem encantado turistas na Colônia Muraro, um bistrô que compõe a rota turística Compassos da Mérica Mérica.

No último domingo (23), um grupo de 46 pessoas, de diferentes cidades visitou a propriedade familiar. Entre eles  estava o gerente industrial, Claudinei da Silva, 50 anos, que veio de Três Coroas, acompanhado da esposa Luciane Scponchiado da Silva, 43, para conhecer a cultura italiana.

— É a primeira vez que visitamos Flores da Cunha e é muito bonito poder conhecer a história e relembrar o passado. Além disso, o pessoal abrir a porta de sua casa para nós é muito legal. Admiro esse tipo de atitude, ainda mais recebendo escolas e projetos sociais. Tomara que os governos incentivem cada vez mais os produtores rurais, pois boa parte da nossa riqueza vem do campo — declara Silva.

Quem também aproveitou o domingo ensolarado para conhecer os parreirais florenses foi o casal  Jurandir, 67, e Beatriz Giequelin, 63.

— A uva é maravilhosa, pena que está muito quente, mas estamos levando para comer geladinha lá na praia. Sou de Caxias do Sul, mas moro em Arroio do Sal — comenta Beatriz.

Moradores de Igrejinha, os aposentados Liceu Germano Laufer, 69, e Leonilda Inês Moreto Laufer, 68, retornaram a Flores da Cunha após alguns anos.

— Já estivemos aqui visitando a Mostra Flores. Agora, é a primeira vez que estamos visitando o interior. É muito bom o passeio. E o povo italiano é mais expansivo. É uma alegria — comenta Laufer.

— Italiano é alegre e bem-disposto. Uma pena é o calor que está um pouco exagerado, mas é sempre bom conhecer lugares novos — pondera Leonilda.

Passeio na Colônia Muraro

A época da colheita da uva é marcante para toda a Serra gaúcha. São estas belezas e tradições da cultura italiana que a Colônia Muraro busca reproduzir para os seus visitantes. A proprietária Vânia Muraro destaca que, assim como a safra foi boa, a colheita também está muito positiva para o turismo. São visitantes de diversos lugares, como da região de Porto Alegre e de Santa Catarina.

Nos finais de semana, a Colônia oferece o passeio de carretão na propriedade, um atrativo que começou em 2011 e ocorre todo ano variando as atividades, conforme a época. Como não poderia deixar de ser, a atração principal na vindima é saborear as uvas direto nos parreirais da propriedade.

— O passeio de carretão depende do grupo que está nos visitando. Alguns ficam mais tempo nos parreirais, outros menos. Durante todo ano, tem o passeio em si, mas dependendo da época nós alternamos o roteiro. Geralmente, temos uvas de 15 de janeiro até final de fevereiro — relata Vânia.

Para quem vive na cidade, aproveitar a tranquilidade em meio aos parreirais e colher os próprios cachos para levar para casa é um momento marcante. Segundo Vânia, em média, a colônia recebe 200 visitantes por final de semana.

Quando há uma reserva de uma excursão com vários turistas, como no último domingo, o atendimento é exclusivo. A Colônia Muraro fica no Travessão Rondelli, 1.100, e recebe visitantes mediante agendamento pelo telefone (54) 99905-3054.

 

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta