Home Notícias As origens dos mutantes

As origens dos mutantes

'X-Men – Primeira Classe', que estreia hoje, mostra a trajetória de Xavier e Magneto nos anos 1960
Os mutantes reunidos.

Já diz o ditado: em time que está ganhando não se mexe. Entretanto, não foi bem assim que os produtores de uma das franquias mais cultuadas e lucrativas – os três filmes dos mutantes e mais a aventura solo de Wolverine faturaram 1,5 bilhão de dólares – dos últimos tempos pensaram. O novo filme dos X-Men não tem a presença de seu membro mais famoso, o temperamental Wolverine. Em X-Men: Primeira Classe, que chega aos cinemas nacionais hoje, dia 3, (veja os horários de exibição em Caxias do Sul aqui), os produtores apostaram na velha-guarda mutante.

O filme mostra o início da saga, nos anos de 1960, e explora a complicada relação entre duas peças fundamentais no xadrez do universo mutante: o professor Charles Xavier e Magneto. A trama mostra os dois antes de se revelarem ao mundo, descobrirem seus poderes e assumirem seus postos. Quem viu os filmes anteriores, mas não é familiarizado com a HQ, só suspeitava o que levou os dois amigos ao antagonismo, causado pela incompatibilidade de opiniões sobre como mutantes deveriam lidar com humanos. E X-Men: Primeira Classe mostra justamente isso. Charles Xavier (James McAvoy) é formado em teologia e filosofia e realiza um trabalho de pós-graduação junto às Nações Unidas. Na universidade de Oxford ele conhece Erik Lehnsherr – conhecido como Magneto (Michael Fassbender), filho de judeus que foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Erik apenas escapou graças ao seu poder mutante de controlar metais, que permitiu que fugisse para a França. Ao término da guerra, Erik passou a trabalhar como intérprete para a inteligência britânica, ajudando judeus a irem para um país recém fundado. Charles e Erik logo se tornam bons amigos, mantendo um respeito mútuo pela inteligência e ideais do outro. Em 1965, Charles decide usar seus poderes psíquicos para ensinar jovens alunos mutantes a usarem seus dons para fins pacíficos. Nasce a Escola para Jovens Superdotados, gerenciada pelos dois amigos. Porém, nesse processo, uma desavença acontece e dá origem a guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.

O conflito é explorado por Bryan Singer, que dirigiu os dois primeiros filmes e volta neste quinto como roteirista e produtor executivo. “Minha motivação para escrever o roteiro foi pensar nesse encontro de Xavier com Erik. De acordo com o universo dos quadrinhos, eles teriam se conhecido ainda no começo de sua vida adulta, o que coincidiria com a primeira parte dos anos 60, em pleno auge da Guerra Fria e com o movimento dos direitos civis pegando fogo nos EUA”, explicou Singer à Megazine.
A direção da produção ficou a cargo Matthew Vaughn e o elenco é comandado pelo escocês James McAvoy e o alemão Michael Fassbender na pele de Xavier e Magneto, e conta com o apoio de Kevin Bacon, Jennifer Lawrence e January Jones.

Os filmes
X-Men – Primeira Classe é o quinto filme sobre o universo dos X-Men a ser lançado nos cinemas, apesar de sua história ser anterior à exibida em todos os demais filmes. Os outros longa-metragens da série são: X-Men – O Filme, X-Men 2, X-Men – O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine.

X-Men – O Filme
Em 2000, foi lançado o primeiro filme da série, uma adaptação cinematográfica dos quadrinhos, que custou 75 milhões de dólares, sendo dirigida por Bryan Singer. O filme foi aprovado pelos fãs e pela crítica, o que incentivou o renascimento dos longas baseados em super-heróis.

X-Men 2
Em 2003, a sequência X-Men 2 também dirigido por Bryan Singer, foi lançada. Este filme foi levemente inspirado na graphic novel de 1982 “Deus Ama, O Homem Mata”. Um sucesso ainda maior que o primeiro filme, muitos fãs e críticos o consideraram um filme superior.

X-Men: O Confronto Final
No ano de2006, chegou o terceiro filme da franquia com direção de Brett Ratner. Seguindo a risca a cartilha deixada por Brian Singer – que optou por dirigir Superman – Returns -, o longa mostra a descoberta de uma cura para os mutantes que podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais.

X-Men: Origens
Em 2009, o primeiro filme derivado da franquia, X-Men: Origens, trata do passado violento de Wolverine, explicando a sua complicada inimizade com o mutante Dentes-de-Sabre, sua experiência no projeto Arma X e vários encontros com famosos mutantes do mundo Marvel.

Abaixo:
– Filme se passa nos anos de 1960 quando Magneto e Xavier ainda eram amigos.
– Magneto com seu primeiro uniforme.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta