Home Destaque 15ª Fecouva e 5ª Festa do Moranguinho contará com o lançamento de dois livros

15ª Fecouva e 5ª Festa do Moranguinho contará com o lançamento de dois livros

Obras “Fecouva – 60 anos”, de Andressa Manosso, e “Uma Aventura na Vindima”, de Maurício e Carolina Rech, serão apresentadas no evento
(Imagem: Acervo Pessoal, Reprodução)

Muito mais do que shows artísticos, apresentações culturais, exposição de produtos coloniais, feira comercial e gastronomia típica. A 15ª Festa Colonial da Uva – Fecouva e 5ª Festa do Moranguinho de Otávio Rocha terá espaço para a literatura.

Com o tema “Vitrais da Nossa História” a festa de 2026 será especial, pois marcará os 60 anos da Fecouva e as seis décadas de fundação da Igreja Matriz do distrito. Justamente para que essa edição da festa não seja esquecida, a princesa da 14ª Fecouva e 4ª Festa do Moranguinho, Andressa Manosso, 28 anos, registrou em um livro o orgulho e o carinho que sente pela comunidade.

Intitulada “Fecouva – 60 anos: 1966-2026 – Otávio Rocha” a obra de 104 páginas será lançada logo na abertura do evento, dia 20 de fevereiro (sexta-feira) e promete uma viagem de volta ao passado do terceiro distrito.

– Este livro nasceu de uma ideia compartilhada com o (historiador) Floriano Molon, a quem expresso minha mais profunda gratidão por acreditar neste projeto desde o primeiro momento. Abracei essa proposta com o coração aberto e assumi a missão de conduzir e escrever esta obra – conta Andressa, que já havia produzido alguns conteúdos autorais, como poesias, mas este será o primeiro livro publicado como obra editorial.

O trabalho da florense é resultado de mais de 50 entrevistas realizadas com pessoas que participaram ativamente da festa, algumas delas desde sua primeira edição, realizada no dia 20 de fevereiro de 1966, quando a festividade foi criada para marcar a inauguração da Igreja Matriz. A segunda edição da festa se deu apenas em 1977, quando o evento passou a se chamar oficialmente Festa Colonial da Uva – Fecouva.

– A pesquisa foi realizada a partir de acervos pessoais dos entrevistados e recortes de jornais preservados por Floriano Molon, com seleção baseada no valor histórico e afetivo de cada imagem – detalha Andressa, que também consultou registros oficiais e fotografias.

“Mais do que um registro histórico”

Envolvendo pesquisa histórica, organização de documentos e imagens, entrevistas, escrita, revisões e diagramação a produção foi rápida, a obra levou aproximadamente cinco meses para ser concluída e, agora, encontra-se em fase final de produção gráfica.

– O livro “Fecouva – 60 anos” é mais do que um registro histórico: é uma homenagem às famílias agricultoras, aos imigrantes italianos, às soberanas, às lideranças e a todos que fizeram da Fecouva um símbolo de identidade, cultura, fé e pertencimento para a Paróquia São Marcos de Otávio Rocha. Meu desejo é que esta obra seja memória, homenagem e inspiração, mantendo viva a história da Fecouva e unindo gerações – emociona-se Andressa, que diz se sentir orgulhosa em resgatar o legado dos imigrantes italianos que tanto contribuíram para o desenvolvimento da região.

A publicação será distribuída gratuitamente para os dizimistas da Paróquia São Marcos de Otávio Rocha e para quem prestou depoimentos. Turistas e o público geral poderão adquirir o livro durante a festa, o valor de venda ainda não foi definido.

– Quero distribuir esse livro em toda a paróquia, dessa forma, todos vão poder ter a obra em casa e com isso vão ficar mais próximos da festa – enaltece a florense, sempre participativa e engajada com a comunidade do terceiro distrito.

Incentivar a leitura entre os pequenos

A obra de Andressa Manosso não será a única a ser lançada na 15ª Fecouva. O público infantil também será integrado à literatura com o livro “Uma Aventura na Vindima”, que será apresentado no dia 21 de fevereiro (sábado) em ação especial que contará com show musical para toda a família.

A publicação é do casal porto-alegrense Maurício Rech e Carolina Leães Rech, ambos com 48 anos, e surgiu a partir da ideia da filha da amiga (e presidente da Fecouva 2026) Caroline Dani, Helena Dani do Amaral, 8 anos.

– Começamos uma pesquisa de campo: eu e a Carolina fomos a Flores da Cunha, Otávio Rocha e ao interior da região para conhecer a cultura local de forma profunda. Durante o processo, coletamos informações, fizemos registros em fotos e vídeos e, a partir daí, roteirizamos a história e criamos o “desafio escolar” em formato de passeio – explica Maurício Rech.

Com o objetivo de valorizar os 150 anos da Imigração Italiana e os 60 anos da Fecouva, o enredo conta a história de estudantes que receberam a tarefa escolar de visitar alguns pontos culturais de Otávio Rocha e fazer um relatório para apresentar o que encontraram, mas eles foram além das belezas do terceiro distrito: decidiram realizar uma campanha de conscientização ambiental, produzindo animações musicais em 3D que podem ser acessadas na contracapa do livro por meio de QR Codes que direcionam para o Youtube.

Além das animações, a obra de 20 páginas chama a atenção pelas ilustrações desenvolvidas pelo designer Thiago Bulhões. A ele coube a tarefa de transformar registros reais em ilustrações.

– O processo envolveu pesquisa de campo, roteirização e desenvolvimento visual a partir de registros reais, culminando na finalização editorial do projeto. Fizemos tudo no segundo semestre de 2025 e janeiro de 2026 – detalha Rech.

“Maurício e os Imaginários”

“Uma Aventura na Vindima” faz parte do projeto cultural infantil “Maurício e os Imaginários”, lançado em 2016 por Maurício Rech e Carolina Leães Rech. Ela atua como médica endocrinologista e professora universitária; enquanto ele é escritor, músico, compositor, mestre em Psicologia e Saúde, pós-graduado em Neurociência e Comportamento e Graduado em Direito.

O projeto nasceu com o objetivo de trabalhar questões das relações humanas de forma lúdica, com base em valores humanistas e integrando literatura, música e tecnologia. Nestes dez anos, o projeto já lançou cinco livros que tratam do cotidiano infantil, facilitando a identificação de elementos comportamentais por parte das crianças.

O escritor detalha que o universo de Maurício e os Imaginários parte de referências reais. Maurício e Carol representam os autores e aparecem como duas crianças muito amigas. Os imaginários Johnny, Beto e Duda vêm dos apelidos dos filhos do casal na vida real. Os personagens Tony e Bela trazem temas de inclusão social e deficiência. Já os imaginários Branca e Oh reforçam mensagens de inclusão e otimismo.

“Uma Aventura na Vindima” possui 20 páginas e pode ser adquirida ao valor de R$ 35 pelo link. A obra também estará disponível na Fecouva.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta