Segurança

Uma cidade mais segura

Indicadores Criminais de furto e roubo apresentam diminuição no primeiro semestre de 2023

A segurança pública do município de Flores da Cunha, no primeiro semestre de 2023, apresentou uma diminuição nos índices criminais de furto e roubo, em geral. Os demais indicadores permaneceram estáveis, apresentando pouca ou nenhuma variação considerando o mesmo período de 2022. 
De acordo com os dados disponibilizados pelo Capitão da Brigada Militar de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, que teve como base as estatísticas (fatos criminais registrados) do ano de 2022 e 2023, pode-se dizer que a cidade está mais segura. Nesse sentido, verifica-se que: a) de janeiro a junho de 2022 tivemos 82 furtos em geral, enquanto que no mesmo período de 2023 houve 64 casos desse delito (18 a menos); b) no 1º semestre de 2022 nenhum latrocínio foi registrado, o que se repetiu no mesmo período de 2023; c) o 1º semestre 2022 registrou um total de 13 roubos em geral, enquanto nos primeiros seis meses de 2023 o total de 11 tipos do mesmo delito (2 casos a menos); d) de janeiro a junho de 2022 tivemos 4 roubos de veículos, enquanto que no mesmo período de 2023 houve 2 casos desse delito (2 a menos); e) no  1º semestre de 2022 foi registrada 1 vítima de CVLI – vítimas de homicídio doloso de trânsito, aborto, induzimento/auxílio ao suicídio, infanticídio, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, lesão corporal  seguida de morte, feminicídio consumado, homicídio doloso e latrocínio –, enquanto no mesmo período de 2023 o total foi de 2 vítimas (1 caso a mais); f) no 1º semestre de 2022 ocorreu 1 roubo de residência e no mesmo período de 2023 também; g) no 1º semestre de 2022 ocorreram 3 roubos a estabelecimentos comerciais e nos primeiros seis meses de 2023 o total se manteve em 3.
“Portanto, comparando os principais índices do mesmo período, de forma geral, os indicadores criminais de furtos e roubos, em geral, diminuíram na cidade. Nesse contexto, apenas a quantidade de vítimas de CVLI teve uma pequena alta de uma vítima a mais. Dessa forma, pode-se dizer que a cidade de Flores da Cunha está mais segura”, evidencia Tonatto. 
Essa melhora e estabilidade dos números também é reflexo do policiamento ostensivo e operações realizadas no município. Conforme dados divulgados pelo Capitão da BM, neste primeiro semestre de 2023 foram: 6.544 pessoas abordadas, 4.004 veículos abordados, 1.195 visitas à estabelecimentos comerciais, 153 prisões/detenções realizadas, 6 armas apreendidas, 6 indivíduos presos por tráfico de drogas, 905 atendimentos de ocorrências e outras atividades de polícia ostensiva, 435 veículos autuados, 68 veículos recolhidos, 12 prisões por embriaguez ao volante e 383 estabelecimentos de ensino visitados. 
No entanto, ao observarmos os Indicadores Criminais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP/RS) notamos que um número se destaca em relação aos demais: trata-se do crime de estelionato. Conforme Tonatto, nos últimos anos, tal delito tem ocorrido em quantidade significativa não só no município, mas também no estado e, quiçá, no país: “Esse delito é muito difícil de ser evitado por atuação policial, pois ele acontece, na maioria das ocasiões, pela atitude de descuido das vítimas que oportunizam aos criminosos cometê-lo. Dentre os principais golpes está a clonagem de WhatsApp, Instagram, golpe pelo Facebook, compras online, etc”, elenca. 
Se, por um lado, as ruas florenses estão mais seguras, com a diminuição de roubos e furtos, por outro, nota-se que o perigo não está mais, ‘apenas’, na rua. Ficar em casa, no conforto das redes sociais, algo que antes não ofereceria riscos aparentes, está acendendo o sinal de alerta em pessoas de todas as idades, para com os mais diversos tipos de crimes e golpes. Afinal, na medida em que a tecnologia evolui, estes delitos acompanham, ou, até mesmo, superam.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário