Segurança

A insegurança do outro lado da tela

Estelionato segue sendo o crime com maior incidência no município

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o crime de estelionato exige quatro requisitos obrigatórios para sua caracterização: obtenção de vantagem ilícita, causar prejuízo a outra pessoa, uso de meio de ardil, ou artimanha; enganar alguém ou levá-la ao erro. Comuns no meio virtual, os estelionatos mais recorrentes são os de compra e venda, acompanhados de anúncios enganosos divulgados via redes sociais, como Facebook e Instagram, onde a vítima antecipa o pagamento da compra e não recebe o produto. 
Segundo o Capitão da Brigada Militar de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, os perfis falsos são muito utilizados em crimes como esse: “O criminoso utiliza a foto do pai ou da mãe da vítima e solicita o valor alegando que está precisando de dinheiro emprestado. E a vítima, imaginando que aquela pessoa que está no perfil é o conhecido dela, da família, muitas vezes amigos, acaba fazendo essa transferência de valor”, compartilha Tonatto, acrescentando que quando envolve transferência de valor, é importante verificar se a pessoa que fez o contato solicitando dinheiro, é mesmo quem alega ser.
Outro exemplo recorrente de estelionato no município florense, segundo o capitão, são as extorsões. O crime ocorre, geralmente, pelo Facebook, quando a vítima compartilha fotos íntimas e o criminoso exige dinheiro para não divulgar os registros.
Em Flores da Cunha, neste ano, o número de casos de estelionato sofreu uma crescente quando posto ao lado de 2022. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), em 2023, até novembro, foram registrados 243 estelionatos no município, 12 a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado. 
No que se diz respeito aos demais crimes, o segundo com maior incidência na cidade é o furto. Até novembro de 2022 foram registrados 147. Em 2023, até o mesmo mês, 150 foram contabilizados, três a mais do que no ano anterior. Em contrapartida, delitos como tráfico e posse de entorpecentes diminuíram neste ano. Em 2023 foram registrados 17 casos em cada um dos índices, enquanto no ano passado, esse número foi de 28 em relação ao tráfico e 22 a posse.
Apesar do aumento em alguns índices criminais, Tonatto classifica a atuação da Brigada Militar, de forma geral, como positiva em 2023. “Principalmente nos últimos cinco anos, os indicadores criminais foram reduzidos significativamente na cidade. Importante destacar que a atuação da Brigada Militar é diária, através de operações policiais de caráter integrado ou não. Também, o policiamento comunitário, com visitas residenciais, aos estabelecimentos comerciais e aos locais onde acontece o delito, ou seja, as ocorrências pós-crime. Bem como o policiamento escolar, em eventos, e além de tudo isso, o direcionamento do policiamento conforme a análise criminal”, avalia o capitão, esclarecendo que o policiamento direcionado nada mais é do que intensificar as atividades policias em determinados bairros, conforme os indicadores de ocorrências que são analisados continuamente de forma geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados da Produtividade da Brigada Militar em 2023

1.811 – Ocorrências atendidas
293 – Prisões/detenções
6 – Armas de fogo apreendidas
8.622 – Pessoas abordadas
5.271 – Veículos abordados
668 – Veículos autuados AIT (Auto de Infração deTrânsito)
137 – Veículos recolhidos
83 – Testes de etilômetro realizados, sendo 19 positivos e 18 que se negaram a realizar 
Foram atendidos 133 acidentes de trânsito, destes 50 com lesões e 82 somente com danos materiais. Foi registrada uma morte. 

Fonte: Brigada Militar

 

Segurança em época festiva

Com as festas de fim de ano se aproximando, o movimento no comércio aumenta consideravelmente. Para isso, é importante garantir a segurança dos comerciantes e consumidores. Pensando nisso, anualmente, a Brigada Militar lança a Operação Papai Noel, que visa intensificar o policiamento, principalmente nos lugares onde há maior concentração de compras. “De forma natural, você tem mais movimentação de pessoas, bem como a circulação de dinheiro tem uma probabilidade de aumentar os indicadores criminais nesses locais específicos. Então, nesse sentido, através da Operação Papai Noel com a presença real do policial nesses locais, seja em atitude de parada ou intensificando abordagens em indivíduos com atitudes suspeitas, a operação busca coibir que aconteçam delitos nesses locais”, explica o Capitão da Brigada Militar. Confira algumas dicas de precaução para poder viajar ou ir às compras com mais segurança:

Dicas de segurança
Em vias públicas

- Não conte dinheiro em público.; 
- Ao notar que está sendo seguido por alguém suspeito, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para o 190;
- Evite que idosos andem desacompanhados por locais de comércio muito movimentado ou rua desertas e alerte-os da existência de pessoas muito solícitas, falantes ou que ofereçam alguma vantagem;
- Não ande com todos os seus documentos ou cartões de crédito;
- Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo ou indivíduo suspeito;
- Separe pequenas quantias em dinheiro para pagar despesas menores, como passagens e cafés;
- Não peça orientação à estranhos, procure postos da Brigada Militar ou estabelecimentos comerciais;
- Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, faça-se acompanhar de parentes, amigos ou seguranças;
- Mantenha seus pertences sempre à frente o corpo, com bolsas e mochilas.

Nas residências
- Fique atento quando chegar ou sair de casa, pois essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros;
- Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Brigada Militar pelo 190;
- Não abra a porta antes de identificar quem está solicitando acesso;
- Não deixe a luz da casa acesa durante o dia. Essa medida pode indicar que ela está sem morador e motivar o furto;
- Aguarde o total fechamento de portões de comando eletrônico;
- Não aceite a entrada de técnicos não solicitados. Ao receber prestadores de serviço, identifique-os;
- Na perda das chaves, troque os segredos das fechaduras;
- Oriente familiares e funcionários para que não comentem com estranhos sobre os bens que a família possui e sobre os hábitos dos integrantes;
- Cuide com a divulgação nas redes sociais, porque pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos planos de viagem;
- Peça a um vizinho de confiança para recolher jornal, cartas, contas que ficam acumuladas;
- Antes de sair é importante verificar se todas as janelas e portas estão fechadas e chaveadas;
- Importante fechar todas as cortinas e persianas; 
- Na medida do possível, orienta-se a instalação de alarmes na residência.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário