Nova Aliança apresenta a marca mãe para os seus vinhos finos
A vinícola cooperativa mais antiga do Brasil passa por um reposicionamento de seu portfólio em contagem regressiva ao seu centenário.
Em contagem regressiva para o seu centenário, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa passa por um reposicionamento de seu portfólio. E, na última segunda-feira (28), em um evento na Boccati em Caxias do Sul, foi apresentada a inédita marca mãe de seus vinhos finos: NOVA.
Sob a NOVA estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca mãe que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos.
— Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo — destaca o CEO Heleno Facchin, que afirma que a chegada da NOVA consolida a maturidade da Nova Aliança.
O reposicionamento estratégico foi proposto pela atual diretoria da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, que assumiu a gestão 2023-2027, para trazer um novo propósito para as cerca de 700 famílias cooperadas. Com 95 anos de história, o novo momento se apresenta como o resultado de um encontro perfeito entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à NOVA, marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.
Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha produtiva, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.
Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 50 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.
O rebranding da Nova Aliança
Reconhecida pela tradição na produção de vinhos, sucos e espumantes, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa apresenta um ambicioso movimento de rebranding que impacta desde as parreiras até os produtos nas gôndolas. Com R$ 15 milhões investidos, a iniciativa visa modernizar a imagem da marca, realinhar seus valores históricos com as exigências do mercado contemporâneo e alcançar novos públicos, principalmente as novas gerações.
O novo capítulo desta história quase centenária foi planejado pelo CEO Heleno Facchin. Ele explica que o principal objetivo desta mudança é incentivar a valorização das pessoas e do trabalho.
— Este é um momento de entrega mútua, no qual, de uma forma muito cooperativa e conjunta, buscamos acessar mais mercados e, com isso, o reconhecimento do consumidor pelo trabalho de todo o ecossistema que envolve a Nova Aliança — afirma Facchin, que destaca o reposicionamento como forma de valorizar a história e a essência da empresa.
— O mercado dos sucos despontou no Brasil e tem uma dimensão do tamanho do nosso país, (que é) continental. Mas, a nossa essência está na uva, no vinho, no espumante e na celebração. Esse reposicionamento da marca traz a nossa origem de volta, a 1929 — considera.
O presidente da Nova Aliança, Sidimar Fleck, ressalta a importância de honrar as raízes da vinícola, que desde 2010 é formada pela fusão de cinco tradicionais cooperativas locais: São Victor, São Pedro, Aliança, Linha Jacinto e Santo Antônio.
— A nossa história é de união desde o princípio. (Os agricultores) começaram a produzir para consumo próprio, (mas) eles estavam com uma sobra de produto e vender para o mercado sozinhos seria muito difícil. Foi assim que as cooperativas surgiram, para criar uma solução para este problema — relembra.
Um nova roupa para um novo momento
Com cerca de 700 associados em Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul e Pinto Bandeira, a cooperativa se orgulha de ter uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, capaz de processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. São mais de 24 mil metros quadrados que, com a remodelação, hoje comportam uma linha italiana de equipamentos isobáricos para aumentar a capacidade de envase e tanques autoclaves de fermentação.
— Além de remodelar a equipe de enologia e equipamentos, estamos com uma equipe nova de agronomia com um trabalho muito forte de assistência ao cooperado. Damos assistência lá no campo, desde o início, com a intenção de ter novas variedades e maior qualidade de produto. (Apesar de já) termos uma qualidade muito boa, sabemos que é um (processo de) constante aprimoramento — destaca o presidente Sidimar Fleck.
A novidade também contemplou esta transformação visual e estratégica da marca, que envolveu a troca de logo e implementação de rótulos atualizados. A estratégia é comunicar que a empresa é a mesma que o consumidor sempre conheceu, mas que está atenta as tendências da nova geração. Foi dentro dessa proposta, que a NOVA fez o lançamento, também no eventro desta segunda-feira (28), de sua linha de produtos zero álcool.
0 Comentários