Geral

Ligia Zotini considera que a Inteligência Artificial transformará as identidades profissionais

A especialista em futuros traz novas perspectivas sobre o equilíbrio emocional e o que esperar do mercado de trabalho nas próximas décadas.

Repensar a dinâmica do trabalho à luz das novas tecnologias. Essa é uma das necessidades destacadas por Ligia Zotini durante palestra realizada na noite de terça-feira (29), no Centro Empresarial de Flores da Cunha. A renomada pesquisadora em futuros afirma que o tradicional modelo de jornada de trabalho de 8 horas está se tornando obsoleto e que as pessoas não devem se limitar a suas profissões.

Com a presença de aproximadamente 200 pessoas, a palestra intitulada “O Futuro é MultiGerações” abordou a relevância do equilíbrio emocional, que segundo Ligia serão as palavras-chaves para as próximas duas ou três décadas.

O início da apresentação, a palestrante enfatizou a necessidade de uma nova abordagem ao trabalho, à medida que as tecnologias avançam e alteram a dinâmica profissional.

— Não cabe mais uma jornada de trabalho 8/8/8, sendo 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso.

Neste sentido, a pesquisadora sugere que a Inteligência Artificial (IA) poderá ajudar os profissionais a assumirem múltiplas identidades, que vão além de seus papéis formais.

— A IA, assim como as outras tecnologias, trazem o objetivo de devolver tempo para as pessoas que servem às organizações e essa evolução do mercado de trabalho permitirá otimizar o tempo do trabalhador — diz ao afirmar que as pessoas não serão apenas definidas pela profissão que desempenham.

A futurista introduziu também o conceito de IA + ICS, onde IA presenta a Inteligência Artificial e IC significa Inteligência Consciencial. Este último refere-se à capacidade de compreender o mundo sob diversas perspectivas e de exercitar o autoconhecimento.

— Essa tomada de consciência irá transformar os negócios como os conhecemos — destaca ao ressaltar a importância de jornadas de trabalho mais flexíveis e do cuidado com a saúde mental.

Ao longo da palestra, Ligia incentivou os presentes a enxergarem os colaboradores como seres humanos integrais, não apenas como executores de tarefas.

— Quanto mais vocês forem capazes de fazer as pessoas sonharem os sonhos de vocês, mais elas se engajarão na proposta — concluiu.

Após a palestra, um espaço foi aberto para perguntas, promovendo um momento de diálogo entre a especialista e os participantes. O evento foi encerrado com agradecimentos aos patrocinadores Unimed Serra Gaúcha e Sicredi, além de uma homenagem à trajetória de Ligia Zotini, reconhecida como uma das principais vozes na discussão sobre futuros.

O presidente do Centro Empresarial, Gilberto Boscato, expressou a satisfação em receber a especialista.

— A entidade estará sempre de portas abertas para pensar coletivamente sobre pessoas, sociedade e trabalho, pois somente assim será possível construir futuros — afirma.

“A palavra-chave das próximas duas ou três décadas é equilíbrio emocional”, garante a especialista em futuros, Ligia Zotini. - Fabio Grison / Divulgação Centro Empresarial
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário