Saúde

Flores está entre as cidades menos vulneráveis à Covid-19

Estudo divulgado pelo Instituto Votorantim mostra o município na quarta posição

Flores da Cunha está entre as dez cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Isso é o que aponta o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim nesta semana para mapear o cenário da pandemia no país. O estudo, liberado para a Revista Exame, coloca o município na quarta posição de menor vulnerabilidade.

Mas o que faz de uma cidade mais ou menos vulnerável? Número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores são indicadores importantes, mas não são os únicos. Além desses, o IVM considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. O Índice varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade.  “Percebemos que o fato de um município ter mais idosos, por exemplo, impacta mais sobre sua capacidade de enfrentar a doença do que sua situação fiscal, já que o governo tem liberado verbas emergenciais durante a pandemia”, diz Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim.

Mesmo não tendo UTI, o município apresenta um IVM de 32,82 e de 55,64 na estrutura do sistema de saúde. Nesses índices de saúde são 22,53 leitos hospitalares na microrregião por 10 mil habitantes; 14,19 leitos de UTI na microrregião e 40,99 ventiladores e respiradores na microrregião.

Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%) , economia local (peso: 11,76%) , estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%).

Os dados do município podem ser conferidos aqui http://ivm.votorantim.rarolabs.com/.

As dez cidades menos vulneráveis

  1. Colina (SP)
  2. São Bernardo do Campo (SP)
  3. Nova Lima (MG)
  4. Flores da Cunha (RS)
  5. Colômbia (SP)
  6. Cuiabá (MT)
  7. Extrema (MG)
  8. Porto Reral (RJ)
  9. Olímpia (SP)
  10. Gavião Peixoto (SP)

As 10 cidades mais vulneráveis

  1. Mojuí dos Campos (PA)
  2. Wanderley –(BA)
  3. Ibirataia (BA)
  4. Sítio do Quinto (BA)
  5. Jussiape (BA)
  6. Delmiro Gouveia (AL)
  7. Ubaitaba (BA)
  8. São Francisco (MG)
  9. São Raimundo Nonato (PI)
  10. Faro (PA)

 

 - Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Gostei tenho amigos aí a nona edelvina sgarioni

Deixe o Seu Comentário