Política

Dia para decidir o futuro

Neste domingo, dia 28, os brasileiros voltam às urnas em 2º turno para definir quem assume a presidência da República e o governo do Estado

Neste domingo, dia 28, eleitores terão que escolher entre Jair Bolsonaro (PSL 17) – que conquistou 46% dos votos válidos no 1º turno; – e Fernando Haddad (PT 13), que passou ao 2º turno com 29,3% da preferência dos eleitores. Os gaúchos ainda precisam decidir se apostam na reeleição de José Ivo Sartori (MDB) ou no jovem Eduardo Leite (PSDB). Leite conquistou 35% dos votos válidos no 1º turno, enquanto Sartori marcou 31%. Além do Rio Grande do Sul, outros 12 Estados e o Distrito Federal elegerão seus governadores neste 2º turno.

O horário de votação permanece igual ao 1º turno, das 8h às 17h. Eleitores que não votaram no início do mês, e não têm pendências com a Justiça Eleitoral, podem votar no 2º turno. Ainda assim, será preciso justificar, dentro do prazo legal, a ausência ao 1º turno ou quitar a multa. O eleitor que não fez o cadastramento biométrico obrigatório – em Flores e Nova Pádua já é obrigatório –, não pode votar (você pode consultar sua situação eleitoral no site www.tse.jus.br/eleitor).

Em Flores e Nova Pádua, os locais de votação e seções permanecem os mesmos (confira a baixo). Para votar, é necessário levar documento oficial de identificação com foto. O eleitor deverá votar primeiro para governador e, em seguida, para presidente, digitando, para cada cargo, dois números. Em Flores da Cunha, 22.857 eleitores estão divididos em 76 seções eleitorais espalhadas em 27 pontos de votação. Já em Nova Pádua, são 2.308 eleitores que se concentram em dois locais de votação.

A distribuição das urnas inicia no sábado, a partir das 7h e, diferente da projeção inicial, onde os mesários que cumprem a função de secretários não seriam convocados, o Tribunal Superior Eleitoral optou por manter a mesa completa, com isso, todos os secretários foram convocados para o 2º turno – em Flores são 304 mesários e em Nova Pádua 28.

 

Dúvidas

Os servidores da Justiça Eleitoral irão atuar neste domingo na fiscalização, atendimento aos mesários e eleitores que buscam informações durante o fim de semana, além de suporte a eventuais substituições de urnas. O Cartório Eleitoral fica na Rua Borges de Medeiros, 2099, em frente ao Fórum. Informações pelo telefone 3292.2797 ou 3292.5279.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário