Nova Pádua

Desfiles com ritmo de alegria

História da imigração italiana e sopros da Banda Santa Cecília servem de inspiração para manter a tradição dos carros alegóricos

“Uma forte homenagem a todas as culturas de Nova Pádua e ao brilho que a Banda Santa Cecília traz, por meio da música”. De acordo com o artista plástico Giovani Betanin, de 38 anos, é isso que o público vai vivenciar ao prestigiar os desfiles da 15ª Festa de Produtos Coloniais de Nova Pádua – Feprocol. 
Há seis anos o florense trabalha com a confecção de carros alegóricos e, desde a pandemia, incrementou seu portfólio com decorações para o Natal e Páscoa – aqueles que costumam ornamentar as praças da nossa cidade. Mesmo já tendo participado das criações para a Fenavindima, de Flores da Cunha, e Fecouva, do distrito de Otávio Rocha, ele revela que será sua estreia na festa paduense: “É o primeiro ano que faço para a Feprocol, já participei da construção dos carros para Flores da Cunha, desde os 14 anos, como auxiliar; e na última Fenavindima fiz o carro da rainha”, empolga-se Betanin. 
Para o artista plástico, a maior recompensa de suas produções é ver as pessoas felizes, fazer com que elas revivam o passado a partir das lembranças presentes nas alegorias, e ter a certeza que um bom elogio é a maior valorização de seu trabalho. “Ter como homenagear a Banda Santa Cecília foi uma ótima ideia. É um cartão postal de Nova Pádua, um orgulho para todos. Além do que, as cores e a música são temas ricos em ideias para qualquer projeto”, comemora. 
Propostas que ele desenvolveu para os carros das embaixatrizes, Mamma Mias e soberanas da 15ª Feprocol: “O das embaixatrizes será uma homenagem à música; o das Mamma Mias abordará a religiosidade, a força e a alegria da mulher imigrante, e; o das soberanas contemplará o tema do evento como um todo, Uma festa com ritmo de alegria”, adianta o florense, complementando que as medidas dos carros são 6,4m comprimento x 2,5m largura x 4,3m de altura.
Para dar vida a elementos da história, agricultura, gastronomia e religiosidade, as mãos habilidosas de Betanin utilizaram materiais como isopor, madeira, metal, tecido e tinta. A palheta de cores, por sua vez, foi escolhida tendo como base as tonalidades do cotidiano da vindima: “A cor do vinho, da uva, das frutas cultivadas no município. O dourado e o glitter darão o toque final, brilhando no sol e evidenciando a realeza”, elenca o artista, antecipando que a comissão organizadora desta edição optou pela utilização de elementos em tamanho maior que o original, com o intuito de facilitar a visibilidade do público que aprecia os desfiles ao longo da Avenida dos Imigrantes.  
“A diferença principal desse ano para os anteriores é que cada festa tem um tema, que são parecidos, pois a uva é sempre o elemento com maior evidência, mas essa edição temos a Banda Santa Cecília como homenageada e a grande mudança é exatamente essa”, destaca o florense, que conta com a ajuda de mais quatro profissionais da área e, claro, bons fornecedores para deixar os carros impecáveis até a data da primeira exibição aos visitantes.  
Os desfiles temáticos de carros alegóricos da 15ª Feprocol estão programados para os dois domingos de festa, dia 19, a partir das 9h e, dia 26, a partir das 15h. De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, apesar de o tema principal das alegorias se concentrar no slogan Uma festa com ritmo de alegria, o desfile também retratará uma linha histórica do legado da imigração italiana em Nova Pádua: “Ele vai resgatar desde os primórdios, passando por alguns temas básicos, fatos que ocorreram na nossa imigração, como a partida da Itália, os alojamentos coletivos, as construções das casas, até chegar ao progresso atual e a transformação de Nova Pádua na Região Uva e Vinho, nessa região potencialmente turística”, revela.
Todas as comunidades e a Sede participarão dos desfiles de carros alegóricos que, em princípio, devem ser formados por 18 alegorias. O tema específico de cada uma delas promete surpreender os presentes e, conforme a secretária, serão divulgados apenas no dia do desfile que, como de costume, encerrará com o carro das soberanas e a distribuição de uva aos presentes. 

Uma festa para aproximar 
Faltando menos de 15 dias para o início da 15ª Feprocol os preparativos estão a todo o vapor no Pequeno Paraíso Italiano. A festa que inova ao homenagear os 110 anos da Banda Santa Cecília, a mais antiga do estado, também traz novidades na estrutura física. 
“Na composição do evento o que teve de alterações foi para aproximar a parte de exposição e a comercial agro do resto da festa. A área comercial também está mais próxima da festa e do palco principal. Além disso, o local onde tínhamos a parte comercial agro vai dar lugar ao espaço kids, uma área destinada às crianças e que contará com parque inflável. Outro diferencial é o ginásio de esportes, onde tínhamos a feira comercial, que passa a sediar uma exposição de carros antigos. Já o campo do E.C. Paduense será utilizado para o show de balonismo noturno e voos de balão”, elenca o secretário de Administração, Fazenda, Projetos e Planejamento, Pedro Quintanilha. 
O secretário explica que as mudanças estão sendo realizadas com o objetivo de aproximar a festa, fazer com que carregue uma identidade italiana, cultural e artística, para atrair cada vez mais pessoas ao município. “Nós teremos a exposição e a feira agro, que vai ficar na frente do salão paroquial, nas duas ruas que vão ser fechadas e cobertas. Haverá exposições de frutas, animais, e a parte comercial agro. O térreo do salão paroquial dará lugar a exposição e feira comercial, já a parte superior abrigará uma feira comercial com vinhos, espumantes, destilados, azeites, itens de artesanato e também a parte de gastronomia”, revela Quintanilha, acrescentando que haverá uma área para workshops, palestras e apresentações. Em relação à montagem da estrutura da festa ele adianta que deve ser realizada a partir desta segunda-feira, dia 6, e que haverá 50 áreas comerciais, sem contar os espaços agro. 
E, como uma boa festa italiana, opções em gastronomia é o que não faltará. Na parte interna, o restaurante com capacidade para 430 pessoas funcionará ao meio dia, para almoços típicos, e à noite, com um cardápio mais simples. Já na parte externa, haverá praça de alimentação com pizza, crepes, cachorro quente, cone de pizza, sorvete, além de diversas opções em bebidas. 
“Estamos trabalhando fortemente para que a gente tenha capacidade para receber todos os turistas que vão nos prestigiar durante esses oito dias de festa. Lembramos também que todos os espaços estão adaptados para Pessoas com Deficiência (PCDs), tanto a parte superior do salão paroquial, quanto a térrea. Os desfiles, as apresentações de teatro e a abertura oficial contarão, ainda, com tradução em libras”, reforça o secretário, complementando que haverá estacionamento no local. 

Giovani Betanin trabalha na confecção de três carros alegóricos da 15ª Feprocol.  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário