Nova Pádua

2022: Um ano de realizações

Confira o balanço com as principais atividades que marcaram o município de Nova Pádua nesses 365 dias

O ano de 2022 foi um dos que, certamente, ficarão marcados para sempre na história de Nova Pádua. Ano em que o município celebrou seu 30º aniversário e envolveu a comunidade em uma série de comemorações, entre elas o concurso Cápsula do Tempo, que guarda informações sobre a cidade de hoje e as perspectivas de como ela deverá estar daqui a 30 anos, quando será aberta e perpetuará as conquistas do Pequeno Paraíso Italiano. 
Destaques que também puderam ser observados nos eventos que homenagearam o Colono e o Motorista, no Show de Calouros, na escolha das Mamma Mias – Edição Especial da 15ª Feprocol e, claro, da rainha e princesas que representarão o município na Festa de Produtos Coloniais. 
Além disso, a administração se aproximou das comunidades, por meio de visitas que tinham por objetivo prestar contas das atividades executadas.
De acordo com o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, foi um ano de inúmeras realizações, além de algumas iniciadas e que devem ser concluídas no decorrer de 2023. “Na Secretaria de Obras foram iniciados os trabalhos do Programa Pavimenta RS. No início deste ano, foi finalizado o conserto dos asfaltos do interior, bem como concluído o asfaltamento da Rua Francisco Menegat, no bairro Jorge Baggio”, enumerou Pilatti, acrescentando que todas as realizações foram planejadas de acordo com o orçamento.
O ano também foi marcado pela conclusão do asfaltamento da estrada do Travessão Barra ao Bonito, uma reivindicação antiga que, hoje, beneficia as comunidades dos travessões Mutzel, Barra, Cerro Grande, Leonel e Bonito, principalmente no escoamento da produção e melhor qualidade de vida aos moradores. Outro ponto que recebeu pavimentação asfáltica foi o 2º trecho da estrada do Belvedere Sonda ao Travessão Leonel. 
Além disso, em 2022, foi iniciado o alargamento das estradas do interior, como no Travessão Barra e na estrada Via Della Vendemmia, até a empresa Viveiros Dallemole.  Falando em alargamentos, no último semestre a ação foi realizada no trecho da estrada do Mirante Grappa, que também recebeu melhorias na parte de drenagem. Iniciativas que concretizam o objetivo da administração de qualificar e atender ainda melhor o agricultor. 
Contemplando o Programa Avançar Turismo, do Governo Estadual, será finalizada, nos próximos dias, a revitalização da Avenida dos Imigrantes e das praças da Matriz e Dom Júlio Scardovelli, na área central da cidade: “Os objetivos destas obras são de entregar à população uma infraestrutura de qualidade, moderna e segura, onde os paduenses e turistas possam usufruir destes espaços para inúmeras atividades que serão propostas pelo poder público e parcerias”, resumiu o prefeito.  
Algumas outras ações que merecem ser lembradas são a aquisição de uma retroescavadeira para a Secretaria de Obras, com o intuito de oferecer maior agilidade nos serviços prestados à população e o leilão de veículos e máquinas, que ocorreu em virtude da renovação do parque. A Brigada Militar de Nova Pádua também foi contemplada pelo Governo do Estado e recebeu uma nova viatura semiblindada, do modelo Renault Duster, para reforçar o policiamento ostensivo. 
Nesses 365 dias, a cultura do Pequeno Paraíso Italiano também ganhou novos capítulos. Dentre as principais realizações da pasta, destaca-se a 2ª etapa da construção do Centro Cultural, a realização da segunda edição da Feira do Livro ao ar livre e o lançamento do Projeto de Restauro e Reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua. Este último, pretende devolver à comunidade esse bem cultural de grande apelo afetivo: “Além do restauro da edificação e patrimônio municipal tombado, o presente projeto prevê a modernização do Museu e Arquivo Histórico Municipal, criados em 2000, a instalação de uma nova exposição museográfica e a implantação do Plano Museológico”, relata o chefe do Executivo.
No local, também será construída uma nova edificação para sediar a Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini e o amplo projeto pedagógico que envolve oficinas de crônicas e poesias nas escolas públicas, concurso literário e publicação, peça teatral e produção de um vídeo documentário sobre a história da subprefeitura e seu forte vínculo com a comunidade. De acordo com Pilatti, essa obra, financiada pelo Pró-Cultura RS e Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura e participação das empresas patrocinadoras, tem a expectativa prévia de ser concluída no final de 2023.

Revitalização da Avenida dos Imigrantes. - Maicon Pan/ Prefeitura de NP/ Divulgação Parque infantil da Praça da Matriz também recebe melhorias.  - Maicon Pan/ Prefeitura de NP/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário