Geral

Segunda Semana do Empreendedorismo

Entre as atividades realizadas, está o lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas e a primeira edição do Startup Weekend

Com o objetivo de evidenciar e reforçar a vocação empreendedora do município, a prefeitura de Flores da Cunha realiza uma série de atividades durante a 2ª Semana do Empreendedorismo. A programação iniciou na segunda-feira, dia 20, com o lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas, e segue até esse domingo, dia 26, quando o Startup Weekend encerra o calendário de atividades.
A largada do evento reuniu empresários, contadores e imprensa para o lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas, no Centro Empresarial. O sistema é disponibilizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordenado pelo Descomplica RS, Jucis RS e Sebrae RS. A ferramenta, que permite simplificar e agilizar a abertura de novos empreendimentos, foi apresentada pela presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviço do Estado do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback e pelo diretor, Sílvio Ramão. 
Na ocasião, Lauren e Sílvio esclareceram que o sistema automatiza todas as etapas para se abrir uma empresa, individual ou limitada que tem atividade de baixo risco, em até 10 minutos e de forma totalmente automática e gratuita. Mais informações sobre a ferramenta podem ser acessadas pelo https://jucisrs.rs.gov.br/tudo-facil-empresas. 
Os representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Daniela Peroni Finger e Magnum Koury de Figueiredo Eltz, também apresentaram o Descomplica RS, um projeto de desburocratização e empreendedorismo, que tem a função de escutar o cidadão para melhorar o ambiente de negócios. 
Dando continuidade à agenda voltada para o empreendedorismo, na manhã de terça-feira, dia 21, foi realizada uma coletiva de imprensa no gabinete do prefeito municipal, César Ulian, que, juntamente com o vice-prefeito, Marcio Rech, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, a diretora de Desenvolvimento Econômico, Iara Barbosa e o agente de Desenvolvimento, Deivid Schenato da Silva, apresentaram alguns dados do programa Flores + Empreendedora. 
De acordo com as informações, entre 2021, 2022 e 2023 foram formalizados 1.620 novos negócios, o que representa um aumento de 45,5% no período. Já em relação ao investimento, em 2021 e 2022 houve um aumento de 84% em relação à 2019 e 2020. Neste ano, os incentivos já superaram a soma de 2021 e 2022. No que se refere a empregos, o aumento foi de 13,7% entre 2020 e 2023.
A sala do empreendedor, uma das ações do plano de governo, implementada em 2021, realizou, até então, mais de 9 mil atendimentos, destes 95,86% avaliaram a equipe de atendimento, infraestrutura e tempo de espera, como bom ou ótimo. 
Outras ações do plano de governo já implementadas são: qualificação ao pequeno negócio; conselho de desenvolvimento; oportunidades de negócio; impulso à inovação; compras governamentais; transparência ao processo de compras; linhas de crédito; capacitações profissionalizantes; incentivo aos negócios locais e parcerias. Além do plano de desenvolvimento e o acesso à internet e telefonia 5G que estão em andamento no município.
Também integrado a agenda semanal, a 3ª edição do Dia do Agro, que seria realizada na quarta-feira, dia 22, foi cancelada em decorrência da forte chuva de granizo que ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 17 e madrugada do sábado, dia 18. E na quinta-feira, dia 23, foi realizada a palestra sobre o case do Flores Inovadora, no Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.
E para esta sexta-feira, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26, está programada para ocorrer a primeira edição do Startup Weekend, um projeto imersivo no universo das startups. O evento, que contará com 54 horas, será realizado na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini.
Ao longo dos três dias os participantes contarão com o auxílio de mentores, investidores, cofundadores e patrocinadores para mostrar caminhos que facilitam a criação da startup e, quem sabe, tirar o negócio do papel. A organização do evento e a metodologia da imersão é de responsabilidade da Techstars. Confira abaixo a programação completa.

Programação

Sexta-feira, dia 24 
11h – Reunião de trabalho com as vinícolas para organizar a exposição de vinhos da Fenavindima 2024, na Prefeitura Municipal de Flores da Cunha
14h – Juntos Por Flores: Avaliação de ações e planejamento 2024, na Câmara Municipal de Vereadores
18h às 22h – Startup Weekend, na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini

Sábado, dia 25
8h às 22h – Startup Weekend, na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini

Domingo, dia 26 
8h às 20h – Startup Weekend, na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini

 - Valdinéia Tosetto  - Valdinéia Tosetto  - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário