Geral

Quase tudo pronto para as celebrações de Corpus Christi

Cerca de 200 voluntários confeccionarão tapetes na próxima quarta-feira. Missa e procissão serão realizadas na quinta-feira, dia 7

A mais importante e tradicional demonstração de fé da população florense, a celebração de Corpus Christi, está com seus preparativos quase prontos. Os mais de seis mil quilos de serragem para a elaboração dos 976m² de tapetes já foram tingidos e estão sendo ensacados para distribuição aos responsáveis. Os desenhos dos 10 temas e dos trilhos já estão prontos e aguardam confecção. “Um dos principais eventos de Flores e que tem repercussão nacional está quase pronto”, anuncia o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Floriano Molon.

Na próxima quarta-feira, dia 6 de junho, cerca de 200 voluntários se reúnem para a confecção dos tapetes de Corpus Christi nas ruas centrais do município. Entretanto, desde maio os preparativos para elaboração dos quadros coloridos estão em andamento. Nas últimas duas semanas os funcionários responsáveis pelo trabalho, Idalci Polidoro, 62 anos, e Terezinha Orso de Oliveira, 54 anos, acompanhados de mais três colaboradores, trabalham intensamente para tingir e ensacar o material.

Finalizados, os 6 mil quilos de serragem colorida somam mais de 1.450 sacos e ganham 15 tonalidades diferentes, que variam do amarelo ouro ao verde musgo, passando pelo roxo e pelo azul. Após a armazenagem – trabalho que estava sendo finalizado na tarde de ontem – a serragem é distribuída aos voluntários e também para os distritos de Otávio Rocha e Mato Perso. “Gosto muito de tingir a serragem porque é lindo ver aqueles tapetes feitos com ela e que se tornam um cartão postal da cidade”, diz Polidoro, que há quatro anos é contratado para executar o serviço. A serragem que ornamenta os quadros é trazida dos municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Além, das 6 toneladas coloridas, outras quatro servem como base dos tapetes.

Celebração
A festa de Corpus Christi, que ocorre com a 24ª Romaria ao Frei Salvador, acontece na quinta-feira, dia 7 de junho. Neste dia, a partir das 9h30min, os fieis acompanham a missa solene e a procissão ao redor dos tapetes coloridos, que estarão expostos na Avenida 25 de Julho e nas ruas Borges de Medeiros, Dr. Montaury e John Kennedy, no entorno da Praça da Bandeira.

À tarde, a partir das 13h30min, ocorre a 24ª Romaria ao Frei Salvador – neste ano completa-se 40 anos de sua morte – até o Eremitério, em sua homenagem. No local, os devotos participam da missa solene com a bênção da saúde, dos pães, das hortaliças e das sementes. A caminhada começa na Rua Ernesto Alves e percorre cerca de quatro quilômetros até o Eremitério, local onde o frei costumava rezar. O tríduo preparatório de Corpus Christi inicia na segunda-feira, dia 4.

Neste ano, os tapetes terão como tema central a Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e saúde pública, e com quadros que remetem ao lema Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38, 8). Conforme uma das responsáveis pela Secretaria de Turismo, Fátima Ortiz, o tradicional tapetão da Rua Borges de Medeiros será diferente neste ano com a presença de dois trilhos. O tapete será ornamentando com imagens da imigração italiana. Os demais quadros versarão sobre símbolos litúrgicos, saúde pública, solidariedade e santos. “Cada um dos quadros terá um banner explicativo sobre o seu significado”, explica Fátima. Durante o dia, os turistas poderão confeccionar seu próprio tapete na Praça da Bandeira, além da apresentação do pianista Rodrigo Solton e da divulgação e venda de produtos do roteiro turístico Nostra Mérica.

Anualmente, o Corpus Christi atrai mais de 15 mil visitantes à cidade. Os tapetes ficarão expostos até domingo, dia 10 de junho, no entorno da Praça da Bandeira.

Tradição

Foi em 1964 que Flores da Cunha ornamentou pela primeira vez as ruas da cidade com tapetes coloridos e desenhos religiosos. Desde lá, os tapetes são confeccionados por voluntários com serragem tingida, folhas, tampas de garrafas e diversos outros objetos.
Serão 6 toneladas de serragem colorida usadas nos tapetes. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário