Geral

Alunos da Interativa são bronze em robótica

Alunos da escola Interativa participaram da etapa Nacional da Olimpíada Mundial de Robótica – WRO Brasil, em Blumenau (SC). Em sua primeira participação, a equipe florense ficou na 14ª colocação e conquistou a medalha de bronze do tradicional evento.
A equipe foi composta por Bernardo Francescato Vignatti, 14, do 8⁰ ano, Yan Galvão Matello, 15, do 9⁰ ano, e Nícolas Pan Colloda, 17, do 2⁰ ano do Ensino Médio. Juntos, eles construíram um robô durante as aulas de Robótica oferecidas pela escola. 
A professora Rafaela Molon Panegaz, 37, que acompanhou os alunos durante o evento em Blumenau como coach, o resultado garantiu à escola um convite para participar do WRO Brasil em junho de 2025.
— Na escola (Interativa) nós já temos aulas de robótica há uns 10 anos, desde o Fundamental. Só que como não tínhamos familiaridade com o campeonato, montamos uma equipe com os (alunos)maiores que demonstraram bastante interesse. No próximo ano, queremos levar mais equipes. Foi uma experiência extremamente incrível para todos — afirma a professora.
Os alunos trabalharam em torno de 45 dias para montar o robô, dedicando-se a programação duas vezes por semana, fora o período de testes que se estendeu até momentos antes da competição.
— Foi um desafio, pois foi a primeira vez que pensamos um robô do zero, tanto na parte da montagem quanto na parte da programação, que foi aonde nós tivemos mais aperto — avalia Nícolas.
Para Bernardo, o que dificultou inicialmente o trabalho foi não ter uma base fixa como nas aulas, mas o desafio foi superado pela equipe.
— Conseguimos superar todos os imprevistos que surgiram e a experiência da viagem também foi muito gratificante.
O terceiro integrante da equipe, Yan, considera que a experiência foi importante para todos, principalmente conhecer pessoas e desenvolver o trabalho em equipe.
— Tivemos que sair da bolha e pensar fora da caixa para alcançar patamares maiores na programação (do robô) — destaca.

O robô

O robô desenvolvido para WRO Brasil possui um sensor de luz que faz com que ele siga as cores. O veículo também tem um sensor de toque que quando encosta em algo, o faz fechar e agarrar objetos.
Na competição, um dos desafios era empilhar três casinhas. Outro desafio foi de recolher os entulhos e colocar em um espaço determinado.
O robô dos alunos da Interativa foi feito com as funcionalidades de pegar, soltar e empilhar, enquanto se movimenta sozinho através de um tapete com sensores.

 - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário