Geral

Plano de restauração do Campanário é apresentado

O projeto será encaminhado para aprovação do governo do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura

Ocorreu na manhã da quinta-feira, dia 22, a apresentação do projeto arquitetônico de restauro e requalificação do Campanário da Igreja Matriz para integrantes da administração pública, paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Associação Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e da comunidade florense. O Campanário foi tombado em 2019 como patrimônio histórico municipal.

O projeto será encaminhado para aprovação do governo do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e, após isso, será realizada a captação de recursos junto à iniciativa privada para a execução do projeto.

O projeto de restauro consiste na limpeza e consolidação da estrutura muraria do Campanário, a correção das lesões em seu sistema construtivo, o reparo nas infiltrações das paredes e da laje de cobertura e manutenção das esquadrias e escadas internas. Será construída uma nova acessibilidade no andar térreo e no alçapão. Serão efetuadas novas instalações elétricas, incluindo luminotécnico (com sistema de iluminação que muda de cor conforme necessidade), valorizando assim os aspectos arquitetônicos do Campanário. Também será realizada a automação do relógio e do sino, a construção da nova cruz e será instalado um sistema de prevenção de descargas atmosféricas.

Após a finalização da restauração, será realizada como ação de contrapartida do projeto, oficinas sobre técnicas de fotografia para a comunidade em geral e para alunos das escolas do município. O objetivo desta ação é despertar a sensibilidade através da identificação de bens históricos e arquitetônicos que posteriormente fará parte de uma exposição de fotografias.

A empresa que realizará a obra de restauro é a Arquium de Porto Alegre e o proponente do projeto cultural é a Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Pedro Rossi. A finalização das obras tem previsão de acontecer no segundo semestre de 2021.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário