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Obras no Pérola em até 15 dias

A novela que tem como tema central as obras de regularização do trânsito de veículos e de pedestres no Km 93 da RS-122, junto aos loteamentos Pérola I, II e III, em Flores da Cunha, pode estar próxima do fim.

A novela que tem como tema central as obras de regularização do trânsito de veículos e de pedestres no Km 93 da RS-122, junto aos loteamentos Pérola I, II e III, em Flores da Cunha, pode estar próxima do fim. Pelo menos é o que representantes do consórcio Univias informaram na tarde de ontem, dia 28, ao prefeito Ernani Heberle (PDT). De acordo com o diretor-executivo da empresa, Lucio Silvestre, o projeto está aprovado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e já pode sair do papel. De acordo com o prefeito, a estimativa é de que os trabalhos sejam iniciados em no máximo 15 dias. “Vamos verificar a situação do nosso maquinário e do nosso pessoal. Essa obra é prioridade”, definiu Heberle. Para acelerar o processo, o coordenador de obras da Convias (integrante, com a Metrovias e Sulvias, do consórcio Univias), Fausto Teixeira, ficará na cidade para acompanhar a obra. “Fizemos uma readequação das atividades para encaminhar o projeto definitivamente. O Univias fará a supervisão de todo o trabalho, o asfaltamento e colocará a sinalização vertical e horizontal”, prometeu Silvestre, complementando que as melhorias têm por objetivo ampliar a segurança que quem circula pelo trecho da rodovia. A prefeitura ficará responsável pelos trabalhos iniciais – como terraplanagem, por exemplo – e a Mineração Florense, parceira no projeto, em fornecer materiais, como brita para a confecção da base do pavimento. A reformulação do trecho prevê o alargamento da pista em frente aos loteamentos Pérola II e III, a implantação de canteiros centrais e de calçadas bem como melhorias na sinalização e a colocação de duas lombadas eletrônicas, uma em cada sentido de circulação de veículos. Orçada inicialmente em R$ 280 mil, o novo custo aproximado da obra é de R$ 330 mil. Conforme o gerente de Relações Institucionais do Univias, Fernando Fróes – o qual garante acompanhar a novela sobre esta obra desde o primeiro mandato do prefeito Heleno Oliboni (PDT), iniciado em 1997 –, projetos semelhantes a este a ser implantado em Flores foram executados com sucesso em trechos urbanos de rodovias em Venâncio Aires e Santo Antônio da Patrulha. “Nesses municípios, o índice de acidentes foi reduzido em 90%. O modelo é semelhante ao existente em São Gotardo, sem chances para ultrapassagem, e ainda com lombadas eletrônicas”, garante. O encontro de ontem teve a participação do proprietário e do gerente da Mineração Florense, Mário Susin e Ismael Cecconello, respectivamente; do secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Paulo Ribeiro; do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Salvador (PP); e do presidente da Associação de Moradores do Pérola, Ormirio Ribeiro. “Sem dúvida foi uma boa notícia. Vamos esperar que as obras sejam encaminhadas logo”, projetou o líder comunitário. O que deve mudar - Para não desapropriar as famílias que ocupam a faixa de domínio do Daer-RS, o projeto prevê o alargamento da pista em frente aos loteamentos Pérola II e III. - O acesso principal aos loteamentos Pérola II e III será construído na entrada da empresa Mineradora Florense. - O acesso para o loteamento Pérola I será direto, para quem trafega no sentido Caxias do Sul-Antônio Prado. No sentido contrário, não será permitida a conversão à esquerda. Neste caso, os motoristas terão como opção retornar no acesso sul da cidade ou utilizar a entrada pelo loteamento São Pedro. - Canteiros centrais impedirão que haja conversão à esquerda nos dois sentidos. Além disso, será construída uma calçada para facilitar e deixar mais seguro o trânsito de pedestres. - A sinalização vertical e horizontal será ampliada no trecho para chamar a atenção dos motoristas a reduzirem a velocidade. Além disso, serão implantadas duas lombadas eletrônicas, uma em cada sentido de tráfego.
Representantes da concessionária apresentaram detalhes do projeto - Fabiano Provin
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