Saiba o que fazer antes de pegar a estrada com seu automóvel
Para quem pretende viajar de férias, há inspeções de rotina que evitam imprevistos
Faltando dois meses para o fim do ano, muitas pessoas começam a se programar para viajar, principalmente quem depende das férias escolares. Para aqueles que preferem a autonomia do próprio carro, é época de revisão e troca de equipamentos de segurança, afinal de contas, ninguém quer colocar a própria vida ou a vida da família em risco.
Com 48 anos dedicados ao conserto de veículos, Valdocir Fioreze indica o popular checklist. Uma análise rápida com teste das principais peças e manutenção para garantia do funcionamento correto do veículo na estrada.
— O nosso padrão aqui é europeu. Estive na Alemanha e trouxe tudo para cá. O carro entrou na oficina e quer fazer uma revisão, aí é revisado todos os itens do automóvel. Mas, se quer viajar e já fez uma revisão nos últimos meses, só o checklist já resolve. É a mais rápida. Analisa 42 itens e informa se está bom ou não. Na revisão, é necessário abrir e desmontar, o que leva mais tempo — explica Fioreze, que mantém a oficina Mecânicar Soluções Automotivas.
O experiente mecânico salienta que não há custo para a realização desta análise da segurança do automóvel. Caso necessária alguma manutenção, o serviço é realizado após aprovação do orçamento.
A avaliação básica vai desde a calibragem do pneu, nível de água no arrefecimento, nível de óleo do motor, da caixa, da direção hidráulica, iluminação, palhetas e toda parte de lubrificação. Após esta análise, que é realizada por um computador, é apresentado o que foi aprovado ou reprovado de cada item.
Olho nos pneus
Antes de viajar, um foco de atenção é os pneus. Até pelas condições da estrada, é normal o pneu sofrer com desgaste.
— O pneu é o principal item de segurança do veículo, por isso o proprietário precisa priorizar. Muitas pessoas esquecem de calibrar ou a calibragem recomendada pelo fabricante. Essa informação está na coluna da porta do lado esquerdo ou na tampa do combustível. Sobre o desgaste, é importante levar em uma oficina para avaliar e realizar o rodizio das rodas e a geometria e balanceamento ao menos uma vez ao ano — orienta Alcione Molon proprietário da Multipeças.
Foco na segurança
Para Silvio Molon, da VHE Autotech, o importante é que, aqueles que forem pegar a estrada, não se esqueçam que o foco em um automóvel é a segurança. É imprescindível, para realizar uma boa viagem, ter os pneus em bom estado, inclusive o estepe, lâmpadas de sinalização, suspensão, freios, sistema de arrefecimento, rolamentos, embreagem e revisar componentes do motor e acessórios.
— Andar com segurança para sua família e das outras pessoas, sempre mantenha seu carro com a manutenção em dia, pois o prejuízo é bem maior se acontecer algo na estrada. Sem contar o transtorno e ainda pode atrapalhar as férias — alerta Molon.
Outra dica é não deixar para fazer a manutenção na última hora. Daniel Morro, que trabalha há 20 anos como mecânico no bairro União, lembra que esta época é de muita demanda e a fila de espera acaba fazendo motoristas postergarem as medidas de precaução.
— As pessoas que deixarem para fazer a revisão em dezembro podem encontrar a oficina cheia. Aí fica para atrás. É importante não deixar para o último mês. Não cobramos nada para fazer a revisão. Só o que for de peça e a mão de obra do que for fazer (após aprovação) — salienta Daniel.
Mesmo com a manutenção em dia, é válido ter um contato na necessidade de algum socorro. A Morro Automecânica disponibiliza o serviço de guincho 24 horas para qualquer distância, através do número (54) 9 8438-4220.
0 Comentários