Geral

O desapego entre pais e filhos

Atitude deve ser praticada para que quando chegar a hora o caminho seja tranquilo

Quem é pai ou mãe sabe que a preocupação com os filhos inicia da gestação até a vida adulta. Para os pais, é difícil se desapegar quando a questão é as decisões dos filhos, para deixar eles tomarem os próprios rumos. Em muitos casos, os pais não percebem que os filhos se tornaram adultos e independentes.

É importante os filhos ganharem autonomia desde cedo para se tornarem independentes e manterem uma relação saudável com os pais. Generosidade talvez seja a maior qualidade dos pais, pois eles precisam estar disponíveis e também entender o espaço de cada um, dando entrada aos novos personagens das vidas dos filhos.

O desapego entre pais e filhos deve ser praticado, para quando chegar o momento de os filhos saírem de casa e caminharem com as próprias pernas, ser uma transição mais tranquila. Popularmente conhecida como ‘Síndrome do Ninho Vazio’, é a sensação dos pais quando os filhos saem de casa, ou mesmo quando ainda moram juntos, mas os filhos não se fazem presentem na rotina da família.

Sintomas físicos costumam acometer os pais nessa fase, como palpitações, dores de cabeça ou musculares. Uma forma das emoções se transformarem em algo para dar vazão aos sentimentos. Para superar a fase, é importante não dividir o sentimento de perda com os filhos e deixar eles tomarem os próprios caminhos. O momento é uma oportunidade para se dedicar a novas atividades e pensar em atividades prazerosas, como fazer cursos, viagens e exercícios físicos.

Os pais têm papel fundamental na vida dos filhos, como criar, educar, orientar, oferecer ajuda, mas também precisam saber a hora de deixar espaço para suas escolhas e decisões.

 

Fonte: www.semprefamilia.com.br

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário