Geral

Informações que mexem com você há 25 anos

Sessão solene no Poder Legislativo foi realizada no dia 17 pelo aniversário do jornal O Florense

O jornal O Florense foi homenageado pelos seus 25 anos de fundação, completados no dia 4 de outubro, durante sessão solene na Câmara de Vereadores. A entrega de uma placa alusiva à data pelo presidente da Casa, Alexandre Scortegagna (PP), ao diretor da Editora Novo Ciclo, Carlos Raimundo Paviani, ocorreu na noite de 17 de outubro, após a sessão ordinária semanal.

Scortegagna, que conduziu a cerimônia, lembrou que o jornal participa da construção da história do município. “Uma montanha não deve ser escalada com passos largos, mas com passos lentos e perseverança. Buscando um ideal é que chegaremos ao cimo da montanha”, filosofou o presidente. Moacir Ascari (PMDB), o Fera, proponente da solenidade (teve o pedido assinado por todos os colegas), discursou em nome do legislativo. “O Florense sempre divulgou fatos com responsabilidade; é um ícone de informação pública. Os amigos Alberto Oliveira, Roque Zin e os irmãos Carlos e Jayme Paviani foram ousados em 1986. Ajudaram no crescimento de Flores da Cunha com seriedade, competência e imparcialidade, pois o jornal informa a população de uma forma justa. Quem não pergunta na sexta-feira: Já chegou O Florense? Ou ainda: Já leu O Florense hoje?”, disse Fera da tribuna.

Fera, que é vice-presidente da Casa, citou ainda a interatividade do periódico, contemplando várias informações com outros produtos, como a revista Bon Vivant, o jornal A Vindima, o Guia de Negócios – Lista Telefônica e o Perfil Socioeconômico. Lembrou também da fidelidade de alguns colaboradores, que escrevem até hoje nas páginas: Olir Schiavenin, Roque Zin e Ivo Gasparin – “Até na rima se unem”. “Não posso deixar de citar o Antonio Coloda, o mais antigo funcionário da empresa, que poderia ser chamado de mascote”, brincou Ascari. Flávio Ferrarini também é um dos grandes colaboradores do periódico.

Quebrando o protocolo, e agradecendo a cedência do espaço, o promotor de Justiça Stéfano Lobato Kaltbach, que está há 15 anos em Flores da Cunha, fez questão de dizer que O Florense sempre lhe chamou a atenção por ser um jornal que se coloca à frente dos assuntos. “A primeira vez que estive na cidade foi em 1994, acompanhado do meu pai. Na ocasião, ele comprou um exemplar do jornal e elogiou a qualidade. Tenho até hoje o exemplar guardado. E a primeira coisa que fiz quando cheguei nesta cidade foi assinar O Florense”, salientou.

O vice-prefeito de Flores da Cunha, Domingos Dambrós (PSB), falou em nome administração municipal. Para ele, o jornal teve e tem uma trajetória constante e crescente. Com um diferencial: “Seus relatos são abraçados a uma causa, a verdade”. “Quem norteia a escrita são seres humanos, e o jornal é feito por pessoas de comportamento ilibado. Cresce e se desenvolve devido ao trabalho dos funcionários”, resumiu Dambrós.

“A forma de comunicar mudou, mas não a essência do jornalismo”
O diretor da Editora Novo Ciclo, Carlos Raimundo Paviani, e um dos fundadores do jornal O Florense, encerrou a sequência de discursos durante a sessão solene que homenageou o semanário pelas duas décadas e meia de circulação. “Sinto-me entre amigos. Chegamos até aqui, ao 25º ano, com o apoio da comunidade”, agradeceu Paviani, que levou adiante a ideia de criar um veículo de comunicação em Flores da Cunha com o irmão Jayme Paviani e os amigos Roque Alberto Zin e Alberto Oliveira.

Conforme Paviani, o jornal surgiu como um empreendimento comunitário. “Temos uma missão, e adotamos quatro princípios: ética e responsabilidade, credibilidade, busca por resultados e qualidade. O primeiro editorial, escrito por meu irmão Jayme para aquela edição de 4 de outubro de 1986, se for lido hoje, continua atual: O Florense é um veículo de comunicação de todos”, discursou Paviani.

Em sua opinião, fazer jornalismo hoje em dia é mais fácil. Na época havia telegrama e fonograma. Hoje, temos modernos celulares e a internet. “A forma de comunicar mudou, mas não a essência do jornalismo, o jornalismo comprometido com as comunidades e com os leitores, com as causas coletivas. O Florense é uma instituição da comunidade”, sentenciou.

Durante os agradecimentos, o diretor da empresa citou a equipe, os agentes que atuam no interior, o jornalista Renato Henrichs e ao amigo Luiz Andreola, entre outros. “No início eles ajudaram muito. Eu não sabia fazer absolutamente nada, pois estudava Física em Porto Alegre. Pensei em criar uma rádio, mas as concessões eram difíceis e os equipamentos, caros. Depois é que fui estudar e me formar em Jornalismo”, contextualizou, citando ainda Admir Zanella, Ricardo Bacana Vignatti, Antonio Coloda, Ivo Gasparin, Flávio Ferrarini, Maurício Pauletti, Oscar Francescatto e Olir Schiavenin. “Estou aqui em nome de uma equipe. E não posso esquecer a minha mãe e o meu pai, que sempre foram estimuladores, e a minha família, minha mulher e meus filhos”, enumerou Paviani, enquanto tentava conter as lágrimas.

Manifestações pelo aniversário
Carta
Bendizemos ao Senhor por estes 25 anos do jornal O Florense e por toda a equipe (diretoria, funcionários e colaboradores) que o tornam vivo, eficiente, eficaz e loquaz. Que o seu fazer jornalístico empenhado em transformar em notícia o que é importante para a comunidade cresça sempre em entusiasmo, cultura e graça. Com nossas preces enviamos também nosso abraço amigo. Deus os abençoe.
Irmãs Clarissas Capuchinhas
Flores da Cunha


Via Facebook
Focus Academia: Parabéns pelo ótimo trabalho que o jornal vem fazendo em prol do esporte de nossa região. Queremos agradecer e parabenizá-los pelo apoio dado ao esporte em geral. Abraço, Jair Oliveira.

CCAA Flores da Cunha: Parabéns ao jornal e a toda a equipe pelo excelente trabalho que vem realizando ao longo desses 25 anos! Sucesso!

Juliano André Amaral: Parabéns a todos integrantes do jornal. A Brigada admira o trabalho e é sempre parceira das boas iniciativas que venham beneficiar nossas comunidades.

No Twitter
@tiagoilhars (chefe de gabinete Tiago Ilha): Parabéns pelos 25 anos dedicados a contar a história de Flores da Cunha. A gauchada tira o chapéu para o jornal O Florense.

@sofiapaviani (Sofia Paviani): Parabéns @jornalOFlorense pelos 25 anos e ao @cr_paviani e a toda equipe do jornal! A sessão solene na Câmara de Vereadores foi emocionante!

@pedrobullap (Pedro Bulla Paviani): Estou na Câmara de Vereadores na seção solene dos 25 anos do jornal O Florense. Parabéns a toda equipe e ao meu pai, @crpaviani.

@TatiCavagn1 (Tatiana Cavagnolli): Sessão solene na Câmara de Vereadores de Flores em homenagem aos 25 anos do jornal O Florense! Muitas homenagens!

@Alehbhasso: Parabéns O Florense pelos 25 anos de informação. Meus cumprimentos a toda a equipe.

@jviali (Juliano Viali Santos): Parabenizo o @jornalOFlorense pelos 25 anos de fundação. Parabéns a todos que contribuem na sua produção, edição e divulgação. Sucesso!



Diretor Carlos Raimundo Paviani recebeu distinção do presidente da Casa, Alexandre Scortegagna. - Airton Nery / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário