Geral

Foco no presente

Ebook dá dicas para pais e apresenta uma série de jogos e brincadeiras educativas

Para auxiliar pais e filhos a enfrentarem a pandemia de um modo menos traumático, a psicóloga Duana Nesello, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Hospitalar e em Terapia Cognitiva Comportamental da Infância e Adolescência, com formação em Psicopedagogia no CBI of Miami, desenvolveu um e-book intitulado ‘Aprendizado em Ação’, com dicas para pais e uma série de jogos e brincadeiras educativas que podem ser realizados em família. No material, Duana aborda temas como “O que é uma pandemia?”, “Como organizar a rotina em casa?” e dicas de filmes para assistir em com todo mundo reunido.
“É importante incentivar a criança a outras brincadeiras que não sejam telas, conteúdos adequados à idade da criança e evitar o uso do celular, tablet, computador por, no mínimo, uma hora antes de dormir”, ensina a profissional.
Conforme a psicóloga, os impactos da pandemia acabam se refletindo na exaustão física e emocional, tanto de pais quanto das crianças, sendo que estas, segundo Duana, são as que mais têm sofrido, muito por ainda não terem inteligência emocional suficiente para reconhecer e lidar com as emoções experimentadas neste momento. “As crianças têm se mostrado mais ansiosas, agressivas e desmotivadas, principalmente no que se refere às atividades escolares, relatam saudade dos amigos, escola e professores, em contrapartida, os pais se sentem perdidos diante deste cenário. É um momento de muitas mudanças, mas que eu acredito ser importante para compreendermos qual o nosso papel na vida familiar e também para compreender que não temos como ter controle sobre tudo. É importante nos concentrarmos naquilo que temos no presente e buscarmos ajuda especializada quando necessário. A principal lição talvez seja o da união, da importância da troca e convívio familiar”, reflete.
Veja a seguir algumas sugestões de jogos e brincadeiras extraídas do e-book ‘Aprendizado em Ação’, que pode ser adquirido através do e-mail duanapsi@gmail.com. A publicação tem 19 páginas, e o custo para leitores do jornal O Florense é R$ 8.

Caixa das Sensações

Encape uma caixa de tênis fazendo um furo acima em formato de círculo. Coloque materiais diversos (flocos de algodão, pedaços de lixas, tampinhas e outros objetos) e peça para a criança colocar a mão e tentar adivinhar o que é o objeto, além de incentivá-lo a descrever suas sensações ao manusear o objeto.
Ojetivo: Incentivar a percepção das sensações e texturas, coordenação motora.

 

Piquenique

Escolha um dia para que o jantar aconteça de forma diferente! Estenda uma toalha no chão da sala e todos comerão ali mesmo. E que tal escolher o cardápio em conjunto? As crianças podem ajudar na preparação de frutas, sanduíches, sucos, etc.
Objetivo: Incentivar as interações sociais.

 

Árvore genealógica
Que tal buscar aquelas fotos de família e construir uma linda árvore com seu filho? Depois é possível emoldurar e decorar a parede de casa. Essa é uma atividade que vai reunir a família, além de gerar uma recordação marcante deste momento e das pessoas especiais.
Objetivo: Desenvolver inteligência emocional.

Memória dos objetos

Nesta atividade você pode utilizar objetos da sala, quarto, cozinha ou até mesmo os brinquedos da criança. Primeiro separa-se 10 objetos. Após, será dado 1 minuto para que a criança observe estes objetos. Os pais ou responsáveis retiram então um objeto e deixam a criança identificar o que sumiu. Outra dica é escolher um cômodo da casa e deixar a criança observá-lo por 1 minuto identificando a disposição dos objetos no local escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem mudar e a criança então comanda a brincadeira e muda o local dos objetos.
Objetivo: Memória, rastreamento visual, percepção.

Dublê

Esta é uma brincadeira de diversão. A ideia é baixar o volume da televisão e, após, escolher uma música ou filme para “dublar” o que estiver passando.
Objetivo: Estimular a socialização, representar papéis e controle inibitório.



 

Psicóloga Duana Nesello.  - Luizinho Beber/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário