Ernani Heberle presta contas do mandato
No encontro foram citadas as obras que devem ter continuidade em 2013. Também foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana
Encerrando os quatro anos de mandato, o prefeito Ernani Heberle (PDT) reuniu autoridades e representantes de entidades de Flores da Cunha na manhã de quinta-feira, dia 20, para prestar contas das ações e obras desenvolvidas desde janeiro de 2009, bem como quais devem ter andamento no próximo ano. Foram recursos garantidos, contratos assinados e obras iniciadas. O Plano de Mobilidade Urbana também foi concluído e apresentado pelo arquiteto Edson Marchioro, responsável pelo estudo.
As obras em andamento estão com recursos garantidos e aguardando liberação; outras estão com projetos em andamento ou no processo de licitação; e ainda existem as que estão em execução.
Ações em andamento
Academia da Saúde na Praça do Imigrante; construção de 80 unidades habitacionais no bairro União; Estação de Tratamento de Esgoto na Lagoa Bela; Plano Municipal de Saneamento; Posto de Saúde de Otávio Rocha; ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi; construção da Escola de Educação Infantil Santa Terezinha; ginásio poliesportivo; Casa da Cultura; posto do Banrisul em Mato Perso; câmeras de monitoramento; aquisição de uma motoniveladora e de uma patrulha agrícola; Plano de Mobilidade Urbana; sede própria do Cras; pavimentação urbana e drenagem urbana da Bacia Sul (região de São Cristóvão e Pérola).
Plano de Mobilidade
Em 15 anos, 80% dos cruzamentos estarão congestionados. Este é um dos dados obtidos no Plano de Mobilidade Urbana de Flores da Cunha, apresentado junto à prestação de contas do prefeito. Iniciado em março, o estudo tem um diagnóstico de problemas que busca mudar o conceito de trânsito e organizar a área pública da melhor maneira possível. Para isso, foram elencados três passos: o Programa Calçada Legal, o sistema de rotas cicláveis e o tratamento de pontos críticos.
O Calçada Legal tem como objetivo respeitar os pedestres com suas diferentes limitações, garantindo a circulação de forma universal, acessível e socialmente inclusiva. O sistema de rotas cicláveis será uma promoção para o uso de bicicletas, ampliando as áreas de ciclovia, que podem chegar a 10 quilômetros na avenida central. Já o tratamento dos pontos críticos deve “curar as doenças localizadas”, como resumiu o urbanista e arquiteto Edson Marchioro. Foram projetadas demandas dos próximos cinco, 10 e 15 anos. Para o sistema viário são três ações: anéis eixo central, área central e perímetro urbano.
De acordo com o estudo, hoje o local mais crítico é o cruzamento da Avenida 25 de Julho para a estrada de São João, principalmente em horários de pico. Levando em consideração esses dados, em 15 anos 80% dos cruzamentos da cidade estarão na mesma situação, congestionados. “A organização de um município é fundamental e contamos com o Ministério das Cidades para isso. Percebemos a necessidade de organizar e ordenar o futuro do município. Com o Plano de Mobilidade Urbana, temos projeções de novas ruas e vias, além de mostrar que é possível a convivência dos pedestres e motoristas”, enfatizou o prefeito Heberle.
As obras em andamento estão com recursos garantidos e aguardando liberação; outras estão com projetos em andamento ou no processo de licitação; e ainda existem as que estão em execução.
Ações em andamento
Academia da Saúde na Praça do Imigrante; construção de 80 unidades habitacionais no bairro União; Estação de Tratamento de Esgoto na Lagoa Bela; Plano Municipal de Saneamento; Posto de Saúde de Otávio Rocha; ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi; construção da Escola de Educação Infantil Santa Terezinha; ginásio poliesportivo; Casa da Cultura; posto do Banrisul em Mato Perso; câmeras de monitoramento; aquisição de uma motoniveladora e de uma patrulha agrícola; Plano de Mobilidade Urbana; sede própria do Cras; pavimentação urbana e drenagem urbana da Bacia Sul (região de São Cristóvão e Pérola).
Plano de Mobilidade
Em 15 anos, 80% dos cruzamentos estarão congestionados. Este é um dos dados obtidos no Plano de Mobilidade Urbana de Flores da Cunha, apresentado junto à prestação de contas do prefeito. Iniciado em março, o estudo tem um diagnóstico de problemas que busca mudar o conceito de trânsito e organizar a área pública da melhor maneira possível. Para isso, foram elencados três passos: o Programa Calçada Legal, o sistema de rotas cicláveis e o tratamento de pontos críticos.
O Calçada Legal tem como objetivo respeitar os pedestres com suas diferentes limitações, garantindo a circulação de forma universal, acessível e socialmente inclusiva. O sistema de rotas cicláveis será uma promoção para o uso de bicicletas, ampliando as áreas de ciclovia, que podem chegar a 10 quilômetros na avenida central. Já o tratamento dos pontos críticos deve “curar as doenças localizadas”, como resumiu o urbanista e arquiteto Edson Marchioro. Foram projetadas demandas dos próximos cinco, 10 e 15 anos. Para o sistema viário são três ações: anéis eixo central, área central e perímetro urbano.
De acordo com o estudo, hoje o local mais crítico é o cruzamento da Avenida 25 de Julho para a estrada de São João, principalmente em horários de pico. Levando em consideração esses dados, em 15 anos 80% dos cruzamentos da cidade estarão na mesma situação, congestionados. “A organização de um município é fundamental e contamos com o Ministério das Cidades para isso. Percebemos a necessidade de organizar e ordenar o futuro do município. Com o Plano de Mobilidade Urbana, temos projeções de novas ruas e vias, além de mostrar que é possível a convivência dos pedestres e motoristas”, enfatizou o prefeito Heberle.
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