Geral

Destino certo aos equipamentos eletrônicos

Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos Pós-Consumo ocorre nesta sexta e sábado, dias 5 e 6

Garantir a destinação correta de computadores, eletrodomésticos e outros equipamentos que já não têm utilidade em casa ou no escritório é o objetivo da Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos Pós-Consumo que será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6, em Flores da Cunha. Em sua 13ª edição, a ação organizada pelo Departamento de Meio Ambiente da prefeitura ocorre nesta sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, e sábado, das 8h30min às 15h, no estacionamento dos fundos do centro administrativo. Uma oportunidade importante para se desfazer de itens obsoletos de maneira sustentável e sem causar danos ao ambiente.

Desta vez, o recebimento dos equipamentos será realizado no modelo drive-thru, e os organizadores solicitam que apenas o condutor do veículo compareça ao local, usando máscara de proteção facial e respeitando o distanciamento entre os carros e os servidores da prefeitura. As regras também valem para quem optar por fazer a entrega a pé.

Os eletroeletrônicos coletados serão destinados a empresas habilitadas para realizar a reciclagem do material. Por isso, os equipamentos não poderão conter restos de alimentos ou outros contaminantes líquidos ou sólidos, inclusive barro ou poeira excessiva, nem ter sido expostos ao ar livre). Outra exigência é que os equipamentos sejam entregues íntegros, ou seja, montados com todos os componentes, sem sinais de violação ou saque.

O biólogo Elias Michalski, da Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, explica que os componentes usados na fabricação dos equipamentos eletrônicos possuem metais pesados cancerígenos, como chumbo, alumínio, lítio e cobre que, quando não descartados de forma correta, acabam poluindo o solo, o ar e a água. “Principalmente os recursos hídricos, pois os metais se infiltram no solo e contaminam os lençóis freáticos. Quando entram no corpo humano, vão se acumulando e não são eliminados”, explica Michalski.

É por isso que objetos como monitores, CPUs, fogões, máquinas de lavar, telefones celulares e carregadores, entre outros, não devem ser desprezados no lixo comum, mas sim em locais  específicos para que sejam desmontados e as partes reaproveitadas. É a chamada Logística Reversa, também conhecida como “logística inversa”, que é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

Materiais que serão arrecadados

- Ar condicionado, batedeira, cabo elétrico, caixa de som, câmera fotográfica, carregador, celular, computador, controle remoto, dvd player, estabilizador, fax, ferro de passar, fogão, forno elétrico, freezer, furadeira, geladeira, hd, home theather, impressora, liquidificador, máquina de lavar louça, máquina de lavar roupa, micro-ondas, modem, mouse, mp3 player, notebook, pen drive, placas eletrônicas, projetor, roteador, scanner, secador de cabelo, secadora de roupas, tablet, teclado, telefone, tv, ventilador, vídeo cassete, vídeo-game, webcam.

- Lâmpadas e pilhas não serão recebidas e devem ser devolvidas nos locais de compra.

- Resíduos volumosos como móveis, sofás e fogões são recolhidos através de agendamento pelo telefone/WhatsApp (54) 9 9609 7874.

Programe-se

O quê: 13ª Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos Pós-Consumo

Quando: sexta, dia 5, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, e sábado, dia 6, das 8h30min às 15h

Onde: estacionamento nos fundos da prefeitura de Flores da Cunha (Rua São José, 2.500)

 - Prefeitura FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário