Condomínio de Hangares em Flores da Cunha
Aeroporto Menega está passando por melhorias
Nem todos sabem que Flores da Cunha possui um aeroporto. A área, localizada na comunidade de São João, foi urbanizada pelo município em 2015. De propriedade de Ercelino Menegon, o Aeroporto Menega, que teve início em 2002, está sendo ampliado e terá 48 hangares e uma pista de 1,2 km está sendo asfaltada, juntamente com os acessos ao local, em parceria com a prefeitura. “Já temos 10 aeronaves de empresas de Flores da Cunha e região e estão chegando mais. Com a transferência do aeroporto de Vila Oliva, será uma tendência a vinda de outras aeronaves para nosso aeroporto”, acredita. Conforme Menegon, cada condômino terá área individual variável de 700 a 3,2 mil metros quadrados além do acesso à pista e áreas de manobra.
E as melhorias não param por aí. O aeroporto terá posto para abastecimento de querosene de aviação e gasolina de aviação. “É único no Brasil, pois é o mais organizado e tem toda documentação necessária para funcionar”, diz o empresário que explica ainda que os hangares possuem matrículas individualizadas para os proprietários. “Somente em licenças e transferência do imóvel para o condomínio já foi investido mais de R$ 500 mil”, adianta.
Menegon, que trabalha também na indústria madeireira, destaca que para fevereiro o aeroporto deve entrar em funcionamento total. “A obra está dentro das expectativas, um pouco atrasada, mas está a contento. A previsão de término dela é para fevereiro. Devido à demanda de equipamentos/maquinários tivemos alguns problemas, mas estamos nos esforçando para ficar pronta o mais breve possível”. O empreendimento irá gerar entre 10 a 15 empregos diretos, além de diversos empregos indiretos.
O aeroporto vai operar 24 horas por dia, com sistema de balizamento noturno. “A finalidade é dar suporte à aviação em Flores da Cunha e região, até mesmo porque hoje em dia os empresários procuram se instalar em municípios que possuam aeroportos, para facilitar o deslocamento. Com toda certeza, o município é um antes do aeroporto e será outro depois do aeroporto. É uma infraestrutura que vem para alavancar o desenvolvimento do município”, finaliza Menegon.
Condomínios aeronáuticos
Um condomínio aeronáutico é um local especialmente desenvolvido para aquelas pessoas que possuem uma aeronave particular, mas que não querem se afastar muito da família ou dos amigos por causa do hobby ou ter gastos muito altos para manter o seu avião.
De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o Brasil já tem mais de 13 mil aeronaves em operação, e esse número não para de crescer. Para acomodar tantos aviões assim, seria impossível contar com os espaços dos aeroportos públicos, por exemplo.
Aí entram os condomínios aeronáuticos, que são uma opção confortável, acessível e prática para o estilo de vida de aviadores e, é claro, de seus familiares.
Esses condomínios reúnem adeptos da comunidade aeronáutica, como pilotos privados, em sua maioria, mas também aqueles profissionais que querem manter a sua paixão pela aviação também viva em sua vida pessoal.
0 Comentários