Anteprojeto do aeroporto regional é apresentado
Secretária do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Cavagnoli, participou do encontro
A secretária do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Cavagnoli, participou na tarde de segunda-feira, dia 27, em Caxias do Sul, da apresentação do anteprojeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, elaborado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura. O material foi apresentado pelo secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
Conforme o anteprojeto, a área total possui 445 hectares divididos em 10 propriedades e foi avaliada em 2014 em R$ 17,9 milhões. A previsão é que a construção do aeroporto custe em torno de R$ 200 milhões, podendo atender 53 municípios da região, e com uma estimativa de que mais 1,3 milhão de passageiros possam utilizar anualmente os serviços. O novo aeroporto terá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas. O pátio contará com 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá 1.930 metros de extensão, por 45 metros de largura.
Está em andamento a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para elaboração das licenças ambientais. A infraestrutura básica, acessos viários e desapropriações estão a cargo do Estado e do Município de Caxias do Sul. Já a operação do futuro aeroporto será de responsabilidade da prefeitura caxiense, podendo optar por concessão ou parceria público-privada.
R$ 200 milhões para construir um aeroporto com pista de 1.930m? Somente 300 metros a mais que a atual? Vou rir para não chorar! As congêneres estão novamente renovando a frota para os jatos regionais de 135 lugares Airbus A220 e Embraer E195-E2 e jatos de 180 lugares Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX. Tanto Airbus e Boeing possuem versões de até 230 lugares desses modelos que podem ser a maioria na frota das aéreas. Não podemos construir ou reformar aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado. Nos países desenvolvidos e na China como exemplo dos BRICS, aeroporto regional tem pista de 2.500 x 45m em cimento Portland porque só aeródromos são construídos de asfalto. Enquanto o Portland terá a primeira manutenção após 21 anos de uso, as de asfalto terão manutenção a cada 5 anos e ainda sofrem de aquaplanagem. Nesses aeroportos regionais também já é instalado o voo por instrumento de alta precisão ILS em complemento ao GPS. Lamentável o projeto de construir uma pista de 1.930 metros de comprimento. Caxias do Sul precisa de 3.000m para receber toda e qualquer aeronave de passageiros e as grandes aeronaves de carga sem nenhuma restrição operacional. Saudações,
Comentário editado pela redação.