Geral

2011, um ano trágico para Flores e Nova Pádua

Número de vítimas fatais ocasionadas por acidentes de trânsito e assassinatos, entre outras motivações não naturais, duplicou em relação a 2010. Dados apontam ainda um crescimento de 109% em 2011, se for comparada a soma dos dois anos anteriores

Nem mesmo em 2005, quando somente no trânsito 15 pessoas morreram, foi um ano tão violento quanto 2011 em Flores da Cunha e Nova Pádua. Nos últimos 12 meses, 23 pessoas perderam a vida de forma violenta. Levantamento do jornal O Florense indica um crescimento em quatro das cinco principais causas dos óbitos não naturais. No trânsito, o número de vidas perdidas em estradas e ruas de ambos os municípios no ano passado ficou atrás apenas de 2003 (14 casos) e 2005 (15 casos), e empatou com 2001, quando morreram 13 pessoas. A estatística aponta ainda que há cinco anos os acidentes de trânsito, que são responsáveis por 58% das mortes não naturais, não mataram tanto quanto em 2011.

Além dos acidentes com vítimas fatais, o número de homicídios aumentou no ano passado, se comparado com anos anteriores. Cinco pessoas foram assassinadas em Flores da Cunha em 2011, aumentando em 150% as mortes provocadas por armas de fogo. O número é igual à soma dos três anos anteriores, e representa ainda 23% do total de homicídios ocorridos nos últimos 11 anos. Três dos assassinatos ocorreram no loteamento Pérola.

Se consideramos a morte com um tiro acidental de um adolescente, também no Pérola, o índice de mortes causadas por disparos de armas de fogo sobe para 200% em relação a igual período de 2010. No ano passado também houve aumento de 100% de vítimas de afogamento. A pesquisa aponta também que sete pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho nos últimos 11 anos, sendo duas em 2011.

Última morte

A última morte investigada pela Polícia Civil de Flores da Cunha, registrada em 2011, é a da idosa Graciosa Libera Bianchin Tonello, 75 anos. Na tarde do dia 29 de dezembro o corpo de Graciosa foi encontrado por familiares nas margens de um açude de uma propriedade na comunidade de Sete de Setembro. O local fica próximo à residência onde ela residia com um dos enteados.

Conforme familiares, Graciosa, que estava de aniversário no Natal, sofria do mal de Alzheimer. O corpo foi resgatado do açude por soldados do Corpo de Bombeiros de Flores e encaminhado ao Departamento Médico legal (DML) de Caxias do Sul para necropsia. Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizaram levantamento técnico do local.

Janeiro

- No dia 3 de janeiro o corpo do jovem Tiago Copetti, 25 anos, foi encontrado por soldados do Corpo de Bombeiros a cinco quilômetros da ponte sobre o Rio das Antas, onde o rapaz se afogou no primeiro dia do ano, quando se banhava.

- Policiais civis prenderam na tarde do dia 18, no loteamento Pérola, um homem de 35 anos acusado de tráfico de drogas. Na residência do acusado os agentes apreenderam cerca de meio quilo de maconha, 70 pedras de crack, 14 celulares e diversos aparelhos eletrônicos sem procedência, além de pequena quantia de dinheiro.


Fevereiro

- Em solenidade realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, foi empossada no dia 15 a primeira diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Nova Pádua. Éder Salvador preside a entidade.

Março

- Dois homens foram presos em flagrante na manhã do dia 20, próximo à localidade de São Gotardo, em Flores da Cunha, acusados de tráfico de drogas. Com a dupla foi apreendido um tijolo de maconha pesando 979 gramas, que estava escondido debaixo do banco do carona de um Escort com placas de Itajaí (SC).


Abril

- A jovem Fernanda Pinto da Conceição, 24 anos, morreu atropelada no início da tarde do dia 13, no Km 91 da ERS-122, próximo a uma empresa de plásticos, em Flores da Cunha. Fernanda foi atropelada por um automóvel conduzido por Alessandra Boscatto, 39 anos.

Maio

- Na noite do dia 30 de abril, uma colisão frontal entre uma Kombi e um caminhão Mercedes Benz resultou na morte do condutor da Kombi, Leocir de Bastos, 31 anos. Os passageiros Célio dos Santos, 53 anos, Rogério Perin, 30 anos, Osmar Ferreira dos Santos, 27 anos, e Valcir Chaves, 22 anos, sofreram ferimentos leves. O condutor do caminhão, Valdemir Santos da Silva, 50 anos, não se feriu. Além da colisão que matou Bastos, outros dois acidentes em trechos da ERS-122 mais duas pessoas perderam a vida no dia 3 de maio. Por volta das 17h, o caminhoneiro Ivanor Serena, 31 anos, morreu depois que o caminhão que ele dirigia tombou no Km 126 da rodovia. Cinco horas depois, outro caminhoneiro perdeu a vida no Km 108 da ERS-122. O motorista Juliano Cezar de Paula Cordeiro, 37 anos, chocou o caminhão Ford Cargo contra um paredão de pedra.

Junho

- Numa ação da Delegacia de Polícia de Flores da Cunha foram presos, na manhã do dia 31 de maio, em Caxias do Sul, dois homens acusados de comandar uma quadrilha especializada em falsificar documentos na Serra Gaúcha. Um morador de Flores da Cunha foi preso portando Carteira Nacional de Habilitação falsa.

- Um tiroteio ocorrido no loteamento Pérola, por volta das 23h do dia 19 de junho, deixou um homem morto e outro ferido. Aníbal Schreiner Neto, 26 anos, morreu no hospital Pompéia em Caxias do Sul, vítima de disparos de arma de fogo. Na ação, praticada por um homem tripulando uma motocicleta, resultou ferido Jessel dos Santos, 24 anos.

Julho

- O empresário florense Reni Mattana, 47 anos, foi encontrado morto na noite do dia 24 de junho, no escritório da RKL Fomento Mercantil, em Caxias do Sul. Ele foi executado com diversos tiros.

- Mãe e filho foram executados no loteamento Pérola no início da noite do dia 2 de julho. Na ação, a filha da mulher ficou ferida. O duplo homicídio ocorreu no interior da casa da família Zavistanovicz, situada na Rua dos Araçás. O criminoso invadiu a residência e efetuou cerca de 10 disparos de pistola 380, matando Jacir Zavistanovicz, o Branco, de 27 anos, e a mãe dele, Anilda Zavistanovicz, 64 anos. A irmã Jucerlei, 35 anos, ficou ferida.

- O agricultor Ruy Berton, 76 anos, morreu no dia 6 de julho, um dia depois de ser hospitalizado com ferimentos sofridos em decorrência de acidente de trânsito. Na tarde do dia 5, ele se envolveu em uma ocorrência no Km 97 da ERS-122, no entroncamento de acesso à localidade de Lagoa Bela, em Flores da Cunha. Berton dirigia uma Marajó que, ao tentar acessar a rodovia, foi atingida pela caminhonete Tucson que trafegava em direção a Antônio Prado, conduzida por Matheus Zen Claro, 24 anos.

- Um incêndio ocorrido na madrugada do dia 12 destruiu parte do pavilhão da garagem da prefeitura de Flores da Cunha, situado na Rua Heitor Curra, ao lado do Cemitério Municipal. O fogo queimou totalmente dois caminhões Mercedes Benz, três retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, uma vibroacabadora para asfalto e dois caminhões Agrale, além de outros equipamentos. O sinistro causou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões, segundo levantamento da prefeitura.

- Numa operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar de Flores da Cunha, três pessoas foram presas por tráfico de drogas na manhã do dia 8, no loteamento Pérola. A ação teve como objetivo combater o tráfico de entorpecentes e a violência no local, que registrou três homicídios e duas tentativas em menos de um mês. Foram presos um rapaz de 29, outro de 21 e uma mulher de 51 anos, todos integrantes da mesma família. Além de drogas, foram apreendidos celulares, um revólver e R$ 5,4 mil.

- Dois operários morreram vítimas de acidente de trabalho. O primeiro caso foi registrado em um pavilhão em construção em Flores da Cunha, próximo à sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na tarde do dia 25 de julho. A vítima foi o montador João Miguel Claro de Lima, 32 anos, que caiu de uma altura de 22 metros. O outro caso ocorreu em Farroupilha, e vitimou o florense Jader Folchini Zanatta, 18 anos. O rapaz morreu eletrocutado ao encostar nos fios da rede elétrica uma barra de alumínio que utilizava na obra de um prédio.

Agosto

- Um acidente ocorrido no início da manhã do dia 10 de agosto, no Km 108 da ERS-122, matou o caminhoneiro Edilson Antônio Bueno de Oliveira, 29 anos. O motorista seguia com o Ford Cargo da empresa Irapuru, em direção a Antônio Prado, quando teria perdido o controle da direção, indo de encontro ao paredão.
- O estudante Carlos Gustavo Mocelin Bitencourt, 13 anos, morreu depois de manusear uma espingarda calibre 22 que teria caído no chão e disparado dentro da casa de um amigo, por volta das 17h20min do dia 16. O tiro fatal acertou a cabeça de Bitencourt. A arma apreendida havia sido modificada.

Setembro

- Um acidente de trabalho numa vinícola situada no Travessão Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, vitimou um jovem de 18 anos. O operário Leandro Gonçalves de Azevedo morreu eletrocutado no início da tarde do dia 29 de agosto. Na hora do acidente ele trabalhava na instalação de pipas para armazenar vinho em uma vinícola. O rapaz recebeu uma descarga elétrica.

- O agricultor Gentil Pelizzer, 76 anos, morreu na noite de 4 de setembro, no hospital Medianeira, em Caxias do Sul, depois de passar 15 dias internado. Pelizzer foi baleado com um tiro de revólver na noite de 20 de agosto, em sua propriedade, na localidade de Serra Negra, interior de Flores da Cunha.

Outubro

- O mecânico Fabiano Lodeas, 22 anos, morreu em um acidente de trânsito ocorrido no começo da manhã do dia 14 no Km 89 da ERS-122, na localidade de São Gotardo, em Flores da Cunha. Fabiano seguia em direção a Caxias do Sul de carona na motocicleta conduzida pelo seu primo, Marcelo Negri, 38 anos. A moto foi atingida pelo Palio dirigido pelo professor universitário Roger Luis Puglia, 44 anos. O teste do bafômetro realizado no condutor do automóvel apontou embriaguez. Depois de prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Flores, ele foi preso – acabou solto oito dias depois.

- No dia 17 de outubro, o agricultor Luiz Massarotto, 57 anos, morreu no hospital do Círculo, em Caxias do Sul, dois dias depois de sofrer um acidente de um trator conduzido por um familiar. Massarotto caiu do equipamento e o reboque passou sobre o corpo dele. O acidente ocorreu na manhã do dia 15, na Avenida 25 de Julho.

- O corpo do metalúrgico Paulo Roberto Pilar Tolentino, 48 anos, foi encontrado na manhã do dia 19 boiando no Rio São Marcos, próximo à ponte de ferro que liga os municípios de Flores da Cunha e São Marcos. Tolentino, que residia em Caxias do Sul e trabalhava numa metalúrgica, havia saído de casa no dia 14 de outubro. O corpo apresentava um ferimento na parte frontal da cabeça, provocado por arma de fogo, e um corte do abdômen.

Novembro


- Um acidente de trânsito tirou a vida de uma criança de cinco meses de idade na manhã do dia 29 de outubro, no Km 105 da ERS-122, próximo à ponte sobre o Rio das Antas, em Flores da Cunha. O menino Gustavo Cunha viajava com os pais no caminhão carregado de garrafas de vinho e espumantes que tombou na rodovia. O motorista e pai da criança, Sandro Edilson da Cunha, 42 anos, e sua mulher, Márcia Santos da Cunha, sofreram ferimentos leves.

- Um homem foi esfaqueado na esquina das ruas Borges de Medeiros com Dr. Montaury na manhã do dia 24, no centro de Flores da Cunha. O metalúrgico Leno Ribeiro de Mesquita Junior, 44 anos, foi golpeado várias vezes por um homem após uma briga que iniciou no interior da Praça da Bandeira. Junior foi socorrido e levado ao hospital Fátima. Posteriormente, foi transferido ao Pompéia, onde passou por cirurgia.

- Lourdes Carminatti Vez, 60 anos, morreu em Caxias do Sul dois dias após sofrer um acidente de trânsito no Km zero da VRS-814, próximo à entrada de Flores. Ela era passageira do Ford Ka conduzido por Neusa Galiotto, 45 anos, que seguia de Nova Pádua em direção a Flores da Cunha. O veículo saiu da pista e bateu contra um barranco.

- Na tarde do dia 20, o motociclista João Leandro de Mello Leal, 27 anos, morreu depois de colidir a moto que conduzia contra uma árvore, no cruzamento da Avenida 25 de Julho com a Rua Júlio de Castilhos, no centro de Flores. No início da noite do mesmo dia, Valcir João Calistro, 22, morreu depois de capotar a Chevy que dirigia, na estrada de acesso à Linha 80. No dia seguinte, Gilberto Bernardi, 27 anos, morreu no hospital Pompéia, em Caxias do Sul, depois de ficar 12 dias hospitalizado em decorrência de um acidente de trânsito com uma motocicleta, ocorrido na localidade de Lagoa Bela.


Dezembro

- A idosa Graciosa Libera Bianchin Tonello, 75 anos, foi encontrada por familiares, na tarde do dia 29 de dezembro, nas margens de um açude de uma propriedade na comunidade de Sete de Setembro. Graciosa sofria do mal de Alzheimer. A hipótese mais provável é que ela tenha escorregado e caído no açude, morrendo afogada. A Polícia Civil investiga o caso.

Acidente motivado por motorista embriagado matou Fabiano Loedas, caroneiro de moto - Fotos / Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário