Expressões

Tem Gente Teatrando abre inscrições para curso profissionalizante de teatro

Escola de Caxias do Sul é a única do interior gaúcho a fornecer registro profissional para atores e atrizes

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso profissionalizante de teatro da Tem Gente Teatrando. A escola de Caxias do Sul é a única do interior gaúcho habilitada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED/RS) para fornecer o DRT, registro profissional de atores e atrizes. As aulas começam em fevereiro e seguem até janeiro de 2024. Interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro pelo WhatsApp (54) 9.9169.7586.

Nesta edição, o curso terá seis horas de atividades semanais, divididas em dois encontros presenciais: às terças e quintas, das 19h às 22h. No último sábado de cada mês, é realizado o tradicional encontrão, das 9h às 19h, com disciplinas teórico-práticas ministradas por professores convidados. A idade mínima para participar é 16 anos. Ao todo, são 25 vagas.

“O objetivo da formação é proporcionar que os alunos passem por todo o processo de montagem de um espetáculo. Já no primeiro semestre, é feita uma temporada de apresentações a partir das leituras dramáticas realizadas pela turma. Ao final do curso, os alunos entram em cartaz com um espetáculo inédito. Essa montagem terá 10 sessões, com apresentações na Tem Gente Teatrando, em outros teatros da cidade e também em uma pequena circulação por comunidades distantes do centro urbano de Caxias do Sul”, explica o produtor cultural Sandro Martins.

Diferentemente das edições anteriores, que duravam quatro semestres, a nova edição do curso será realizada em 12 meses. A carga horária segue a mesma das primeiras turmas, mas concentrada em dois semestres. No percurso de aprendizagem, os alunos terão disciplinas de cenografia, figurino, história do teatro, direção, atuação para o audiovisual e estilos de interpretação, como bufão, palhaçaria e teatro de sombras. O curso também contempla a parte técnica de montagens teatrais, como criação e operação de iluminação e sonoplastia.

A turma será acompanhada pelo ator e professor Fábio Cuelli. Mestrando em Artes Cênicas e graduado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cuelli é mascareiro, produtor cultural e cofundador do grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre. O profissional pesquisa o uso da máscara teatral como instrumento pedagógico na formação de artistas. Possui como base para seus estudos os cursos de Commedia dell’Arte na Academia Teatrale Veneta, realizado em 2012, e o curso Sommer Akademie ministrado pela companhia alemã Familie Flöz, em 2014. Já ministrou cursos em vários estados brasileiros, em sedes de grupos e companhias, e também na Itália, em 2022.

“Além do acompanhamento do professor Fábio Cuelli, que vai trabalhar nas montagens dos alunos, teremos vários professores convidados ao longo do ano. Tudo isso para ampliar o repertório de experiências desses alunos e alunas que passarão 12 meses com a gente”, completa Martins.

O participante que cumprir todas as atividades e for aprovado pela banca avaliadora receberá o registro profissional, documento exigido para atores e atrizes em trabalhos profissionais em emissoras de TV, produtoras de cinema e publicidade, estúdios de dublagem e atuação em teatro a nível profissional. As duas primeiras edições do curso foram responsáveis por formar 67 novos profissionais do teatro.

 - Sara Fontana/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário